No mar, de canoa | Boqnews

ETC

06 DE FEVEREIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

No mar, de canoa

Sol, praia e mar fazem a combinação perfeita para o verão. Para se divertir ainda mais nos dias ensolarados, a dica é aproveitar, também, as atrações disponíveis na orla da praia de Santos.Quem gosta do contato com o mar, a novidade é o passeio de canoa havaiana. Com capacidade para seis pessoas, ela se destaca, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sol, praia e mar fazem a combinação perfeita para o verão. Para se divertir ainda mais nos dias ensolarados, a dica é aproveitar, também, as atrações disponíveis na orla da praia de Santos.

Quem gosta do contato com o mar, a novidade é o passeio de canoa havaiana. Com capacidade para seis pessoas, ela se destaca, principalmente, pelo tamanho, maior do que as canoas normalmente vistas nos mares da região. O pier que fica ao lado do deck do pescador, na Ponta da Praia, é o local de partida.




O trajeto, que tem períodos de duração variáveis, pode ser escolhido de acordo com a disposição do grupo. Normalmente, os que estão acostumados com as remadas, escolhem passeios mais longos. “Para os que nunca praticaram, indicamos a Praia da Sangava ou a Ilha das Palmas, um percurso de mais ou menos 20 minutos de remada. Para os que tem uma noção do esporte, podemos fazer um passeio até a praia do Urubuqueçaba, Saco do Major, dentre outros. Esses são trajetos um pouco mais longos e exigem mais esforço. Chegamos a remar por cerca de 40 minutos”, diz o professor de educação física e instrutor de canoa havaiana, Tiago Ribeiro de Camargo.

Além de aproveitar a paisagem, o passeio revela os benefícios que a prática do esporte podem trazer. “Além de trabalhar o equilíbrio, o esporte também trabalha o físico e a parte cardiorrespiratória”, afirma o professor.

Espírito de equipe também é fundamental para a modalidade, afinal, as remadas do grupo precisam estar sincronizadas. De acordo com Camargo, cada uma das seis pessoas que ocupam a canoa têm um papel importante para o bom desempenho no mar. O primeiro impõe o ritmo das remadas e o segundo passa a sincronia para os outros componentes.

O terceiro conta as remadas, pois a cada 18 é preciso mudar de lado. Força e intensidade ficam à critério do quarto e quinto componente da canoa. A sexta e última pessoa é responsável pelo comando da canoa.
Natureza

Aproveitar a paisagem local é uma das principais vantagens do passeio que também tenta mostrar aos participantes um pouco da cultura havaiana. “O respeito mútuo é um fator muito valorizado pelos havaianos.
O respeito pelo esporte também, pois a canoa é considerada sagrada na cultura deles”, explica. De acordo com ele, os praticantes de primeira viagem se encantam pelo esporte. “Os turistas se apaixonam e voltam sempre. Até mesmo os santistas se surpreendem, pois a paisagem vai
muito além da praia que estamos acostumados a aproveitar. ”, comenta.

Serviço
Os interessados no passeio podem agendar a data pelos telefones 3261-1428 e 3261-2249. Os passeios são realizados aos sábados e domingos e custam R$ 20,00 e R$ 25,00 respectivamente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.