Um dos mais respeitados neurocientistas do mundo, Miguel Nicolelis, lança em Santos sua nova obra, a primeira de ficção científica.
Nada mais será como antes terá lançamento em Santos, no litoral paulista, o primeiro após a Capital, ocorrido no último dia 19.
O autor estará na Livraria Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga, Santos/SP ), a partir das 18 horas.
Aliás, a escolha pela cidade tem uma relação direta com uma paixão do pesquisador com Santos, desde os tempos de infância.
E, quando tem oportunidade na sua agenda concorrida pelo mundo, volta ao Município para apreciar suas praias e o maior jardim do mundo – objeto, inclusive, de suas pinturas artísticas – um dos seus hobbies.
Assim, o novo livro é uma mudança após anos dedicado a produções científicas em artigos internacionais e em livros de não ficção.
Afinal, a obra representa a estreia na ficção científica, que chega às lojas pela coleção Planta Minotauro, da Editora Planeta.
O livro traz um enredo com cientistas, políticos, personagens do mundo financeiro, figuras históricas e ficcionais para descrever o impacto de uma catástrofe sem precedentes na história moderna.
Extinção da humanidade
Em um artigo publicado em 2020, no El País, o autor abordou três possibilidades mais plausíveis para a extinção da humanidade.
Esses possíveis cenários levaram Nicolelis a criar o enredo de Nada mais será como antes, que traz assuntos extremamente atuais como as ameaças naturais à sobrevivência da humanidade.
Além dos limites do cérebro humano e como ele está sendo corrompido pela lógica digital e pela dita Inteligência Artificial.
Além disso, o livro traz a cada capítulo uma contagem regressiva para a ocorrência de um destes eventos transformadores da vida na Terra, e os leitores e as leitoras só descobrem exatamente do que se trata nos capítulos derradeiros, criando um clima de profundo mistério que se estende por todo o livro, culminando em um evento surpreendente.
Assim, poucos dias antes da catástrofe, um matemático e uma neurocientista, tio e sobrinha, se reencontram depois de 30 anos separados.
Após uma breve reconciliação, tentam de todas as formas evitar o possível colapso do planeta.
Enquanto isso, uma enorme conspiração mundial, com seus próprios interesses e ambições, tenta implantar o seu plano de controlar as mentes coletivas da humanidade.
Depois de Santos, haverá um terceiro lançamento confirmado: no dia 7 de setembro, na Bienal do Livro, na Capital.
Ficha técnica
Título: Nada mais será como antes
Autor: Miguel Nicolelis
ISBN: 978-85-422-2753-6
512 páginas
R$ 89.90
Editora Planeta | Planeta Minotauro
Sobre o autor
Miguel Nicolelis é um dos neurocientistas mais respeitados no mundo.
Palmeirense fanático, é professor Emérito da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Além de fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra.
E ainda: de forma mais recente, do Nicolelis Institute for Advanced Brain Studies.
Assim, o professor pesquisa há 40 anos os mistérios do cérebro humano.
Durante a carreira, suas pesquisas foram capas das maiores revistas científicas, bem como dos maiores jornais do mundo.
Dessa forma, usando uma de suas invenções, a interface cérebro-máquina, um jovem paraplégico brasileiro, Juliano Pinto, desferiu o chute de abertura na Copa do Mundo do Brasil em 2014.
Pela Editora Planeta, lançou uma trilogia formada por Muito além do nosso eu, Made in Macaíba e O verdadeiro criador de tudo.