O espetáculo “O Último Bicho de Pelúcia” propõe diálogo sobre abuso infantil | Boqnews

Dança

23 DE JANEIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

O espetáculo “O Último Bicho de Pelúcia” propõe diálogo sobre abuso infantil

A apresentação faz parte do Projeto “Cantos e Contos Coreográficos”

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto “Cantos e Contos Coreográficos” chega à Santos, nos dias 25 e 26 de janeiro. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o projeto tem como ideia levar, pelos diversos cantos do Brasil, o espetáculo “O Último Bicho de Pelúcia”, do Coletivo FLORES (Companhia de Dança do CIEMH2 Núcleo Cultural).Foto 2 Dilma Negreiros

Baseado em pesquisa, os intérpretes transformam histórias reais em contos, proposta panfletária e questionadora, a fim de provocar reflexão sobre a violência na infância.

O projeto já circulou pelas cidades de Jequié e Salvador, no estado da Bahia, chega em Santos e, em seguida à cidade de São Paulo, perfazendo um total de 10 apresentações realizadas em espaços urbanos e alternativos.

Como atividades complementares, ainda haverá oficinas e debates com objetivo de intercâmbio cultural, culminando com resultados artísticos compostos pelos participantes das oficinas em cada cidade.

 

“O Último Bicho de Pelúcia”

O conto coreográfico tem o norte de criação pesquisas realizadas com adultos, que na infância passaram por assédio/abuso sexual. O trabalho relata o medo e as lembranças amargas, que precisam ser superadas. Para alguns até parece não ter acontecido nada, o trauma provoca certa confusão entre realidade e fantasia. Já para outros, o dia a dia provoca alarmes de sensações que não conseguem ficar no passado.

Entre poesia e realidade, coloca-se na arte um papel fundamental de discussão sobre o tema, a fim de provocar, e ser provocado, na busca de um viver mais gentil. Entre o abuso e a poesia de ser criança, cria-se um universo de lembranças e informações, trazendo uma discussão estética conflituosa entre a realidade e as memórias, é um passeio por valores morais a serem observados pelo corpo “arte-político” e panfletário em cena. Lembrando a todos que ninguém está muito distante da violência infantil.

 

Programação:

Dia: 25/01

17h

Oficina – Dança Narrativa

Local: Vila do Teatro

Praça dos Andradas, 35 – Centro, Santos/SP

Vagas limitadas e gratuitas: 20 alunos, acima de 16 anos.

 

19h

Espetáculo:  O Último bicho de pelúcia

Local: Praça dos Andradas – Centro, Santos/SP

Bate papo sobre a obra

 

Dia 26/01 

19h

Espetáculo:  O Último bicho de pelúcia

Local: Praça dos Andradas – Centro, Santos/SP

Bate papo sobre a obra

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.