O que terá acontecido a Rosemary? entra em cartaz no Teatro Municipal | Boqnews

ETC

29 DE JULHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

O que terá acontecido a Rosemary? entra em cartaz no Teatro Municipal

O espetáculo O Que Terá Acontecido a Rosemary? será encenado dia 7 de agosto no Teatro Braz Cubas, em Santos. A temporada da peça se estende até o dia 26 de Setembro, sempre aos sábados e domingos, às 21 horas. Com inspiração nas antigas chanchadas do cinema brasileiro, a peça mostra o embate entre duas irmãs: […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O espetáculo O Que Terá Acontecido a Rosemary? será encenado dia 7 de agosto no Teatro Braz Cubas, em Santos. A temporada da peça se estende até o dia 26 de Setembro, sempre aos sábados e domingos, às 21 horas.


Com inspiração nas antigas chanchadas do cinema brasileiro, a peça mostra o embate entre duas irmãs: Rosy e Betty Blue, suas aventuras e desventuras em busca da fama, sucesso e reconhecimento.


Tendo como fio condutor uma paródia dos clássicos filmes O Que Terá Acontecido a Baby Jane e A Malvada, ambos com Bette Davis, o espetáculo está calcado na interpretação dos atores, onde há o resgate do humor popular com uma embalagem cênica moderna.


Sobre o Besteirol


No alvorecer da década de oitenta, um movimento-artístico-teatral tomou de assalto os palcos do eixo Rio /São Paulo, firmando-se como um dos últimos da cena contemporânea brasileira a ter uma grande expressão.


Amado e odiado na mesma proporção, o Besteirol – terminologia imortalizada numa critica teatral ao espetáculo as 1001 Encarnações de Pompeu Loredo, de Mauro Rasi e Vicente Pereira  detém um séqüito de detratores e entusiastas.


Recheado de referências que vão da comédia popular ao Teatro de Revista com seus números de cortinas e comperes, do Teatro Épico- que teve sua fonte nos números de Cabaré de Karl Valentin- às Chanchadas da Atlântida; uma coisa é certa, raso e superficial os espetáculos desta natureza jamais foram.


Paródias, paráfrases, estilizações, metáforas, intertextualidade,
metalinguagem, distanciamento, critica mordaz aos costumes, antropofagia dos conceitos pequenos burgueses, tudo isto se justapõe de maneira bem humorada, irreverente e sarcástica. Este movimento é comparado a outros importantes da década de 80, em outros países, como por exemplo A Ridiculous Theatrical Company, nos Estados
Unidos, que trouxe a cena a obra dramaturgica de Charles Ludlam (O Mistério de Irmã Vap), e a Movida Madrileña, na Espanha, que revelou nomes como Pedro Almodóvar.


Diversos atores e autores vieram renovar a cena neste período, a saber: Miguel Falabella, Vicente Pereira, Mauro Rasi, Hamilton Vaz Pereira, Maria Lucia Dahl, Guilherme Karam, Duse Nacaratti, Ricardo Almeida, Miguel Magno, Diogo Vilela, Louise Cardoso dentre outros.


E espetáculos que ficaram na historia como: Sereias da Zona Sul, Doce Deleite, Camila Backer Lives in Concert, Pedra – A Tragédia, Classificados Desclassificados e Quem tem Medo de Itália Fausta, este último, considerado o epíteto do Teatro Besteirol. Neste ano de 2010, onde se comemora 30 anos do surgimento deste movimento,
apresentamos o espetáculo O Que Terá Acontecido A Rosemary?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.