Óleo de Argan: 7 mitos e verdades sobre o “Ouro do Marrocos” | Boqnews

BoqBeleza

10 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Óleo de Argan: 7 mitos e verdades sobre o “Ouro do Marrocos”

Queridinho das influenciadoras e dos cabeleireiros, esse óleo de fato faz jus à fama e deve ser incorporado na sua rotina de cuidados capilares. É um poderoso ativo que fará maravilhas pela saúde dos seus fios.

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A fama do óleo de argan é de ser muito poderoso na hora de cuidar dos cabelos frágeis, quebradiços e opacos, devido ao seu alto poder de recuperação e de restauração do brilho das madeixas.

Com a alcunha de “ouro do Marrocos”, o óleo de argan é unanimidade nos cuidados. É comum que produtos indicados por famosas nem sempre sejam aprovados por especialistas, mas, nesse caso, temos um produto que consegue agradar gregos e troianos.

Cosmetologistas e dermatologistas reafirmam que o fato de esse óleo ser rico em ácidos graxos e vitamina E, ele auxilia na nutrição e também no crescimento dos nossos fios. O problema é que ele é tão famoso que, com frequência, são creditadas informações que nem sempre são verdadeiras.

Todos temos o hábito de procurar por informações na internet e, por vezes, acreditamos naquilo que lemos sem pestanejar. No entanto, é essencial aprender a filtrar as informações que recebemos para entender exatamente o que é verdade e o que é mentira quando se trata dos cuidados dos nossos fios.

Muitas informações diferentes são divulgadas a respeito do óleo de argan e, dentre elas, alguns mitos que devem ser desmentidos. Entenda melhor esse produto.

1. O óleo de argan só pode ser usado nos cabelos secos

Mito! É comum acreditarmos que esse produto possa ser aplicado nos cabelos somente quando eles estão secos, mas a verdade é que eles podem ser aplicados também nos fios molhados. Inclusive, é possível aplicá-lo para quem quer finalizar a produção de uma escova, fazendo com que ela fique mais brilhosa.

Esse óleo possui propriedades que servem para proteger os fios dos danos causados pelo uso do secador e da chapinha. O indicado é que esse produto seja aquecido antes do uso, o que é muito fácil de se fazer: basta esfregar uma mão na outra.

Dessa forma, você pode utilizar esse poderoso ativo para, ao mesmo tempo, nutrir intensamente os seus fios e protegê-los do calor excessivo emanado pelo secador e pela chapinha. Não sei você, mas eu adoro um produto multiuso assim.

2. O óleo de argan pode ser utilizado somente nos cabelos

Mito! Quando eu digo que o óleo de argan é multiuso, não estou brincando. Ainda que ele tenha sido começado a ser utilizado para os cuidados capilares muito recentemente, ele tem diversas funções diferentes. Pode ser utilizado na pele, nas unhas e até mesmo na alimentação.

No Marrocos é costume hidratar a pele com o óleo de argan, pelo seu poder rejuvenescedor. Ele também é utilizado no preparo de alimentos por auxiliar na digestão ao aumentar o suco gástrico no organismo. No caso das unhas, suas ações antibacterianas promovem uma melhora no aspecto, além de fortalecê-las.

3. Ele possui propriedades umectantes

Verdade! Seu alto poder umectante faz com que ele seja um dos produtos mais indicados para pessoas que estão seguindo o cronograma capilar, agenda planejada para quem deseja repor os nutrientes que perdemos no dia a dia,  a fim de melhorar o aspectos dos fios. Esse cronograma é geralmente composto de três fases: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

O óleo de argan é geralmente indicado para a segunda fase nutrição, que visa devolver ao cabelo os nutrientes que são perdidos diariamente devido à exposição solar, bem como a ação do vento e da poluição, e com intensidade ainda maior quando as madeixas são submetidas com frequência a procedimentos químicos ou quando utiliza-se com frequência ferramentas como o secador e a chapinha.

4. Ele é produzido no Marrocos

Verdade! Conforme dissemos, esse óleo tem origem no Marrocos, sendo um extrato retirado da árvore Argania spinosa, que é encontrada somente no sudoeste do deserto marroquino. O que poucas pessoas sabem é que o fruto do qual é extraído o produto é, na verdade, retirado das árvores pelas cabras que habitam a região. Os animais sobem na árvore e retiram a noz do argan; entretanto, eles não conseguem ingeri-la, por ser muito dura, e então esses frutos são transformados no óleo que tanto conhecemos e amamos.

5. Não é indicado para cabelos oleosos

Mito! Os tratamentos com óleo de forma geral são permitidos sim para cabelos oleosos, porque inclusive podem ajudar a regular a produção da oleosidade em excesso por parte do couro cabeludo. O segredo está em saber como, quanto e onde aplicar. Apesar de ser um óleo, ele não é gorduroso e, por isso, não há contraindicações em seu uso, o que significa que ele pode ser usado independente do seu tipo de cabelo: liso, cacheado, ondulado, crespo, curto, comprido, quimicamente tratado ou virgem. Agindo como uma máscara, ele trata os cabelos de modo superficial, selando os fios, evitando pontas duplas e auxiliando em seu reparo.

É claro que deve-se atentar para que o produto seja aplicado do meio para final dos fios, não realizando a aplicação diretamente na raiz do cabelo, o que ocasionaria alto nível de oleosidade para quem possui raiz oleosa.

6. É um poderoso anti-frizz

Verdade! Funciona de forma simples. Os fios rebeldes de nosso cabelo têm carga elétrica negativa. Isso que causa aquela sensação de cabelos rebeldes e traz o tão odiado frizz. O ativo age sobre nossos cabelos, envolvendo os fios. Ele leva as cargas elétricas negativas para as pontas dos fios, o que diminui o atrito e consequentemente o frizz.

Ele pode ajudar, inclusive, a combater as pontas duplas. Isso porque forma uma camada de proteção em volta dos fios. Além de agir na fibra capilar, nutrindo-a e fazendo com que a mesma se fortaleça.

As pontas duplas surgem quando os fios estão ressecados e quebradiços e, por isso, se seus cabelos estão saudáveis, essas indesejadas inimigas da beleza capilar não irão aparecer.

7. Não pode ser usado com frequência

Mito!

Temos sempre a impressão de que, quando se trata de óleos, quanto menos usarmos melhor, para não deixar os fios com aspecto pesado e oleoso. Nem sempre isso é verdade.

Esse grande aliado do tratamento capilar pode ser usado diariamente! Não, você não leu errado: é possível usar o óleo de argan todos os dias em seus cabelos. Embora o mais aconselhado seja utiliza-lo após lavar os cabelos, pode-se recorrer ao produto como uma fonte de vitaminas e antioxidantes para reconstruir a barreira natural dos cabelos. Apenas lembre-se de aplicá-lo em pequenas quantidades, ok?

Existem diversas formas de utilizar o óleo de argan para garantir sua eficiência. Você pode, por exemplo, misturá-lo ao seu condicionador. Basta acrescentar algumas gotas e misturar bem, e depois usar como de costume, lembrando-se de enxaguar bem. Outra forma de utilizá-lo é para finalizar penteados, garantindo brilho e proteção para suas madeixas.

Pode-se, também, acrescentar o ativo à sua máscara de hidratação habitual e aplicá-la nos cabelos limpos e úmidos; depois, basta massagear o couro cabeludo para melhor absorção, deixar agir durante alguns minutos e enxaguar bem.

É importante ressaltar que essas são dicas para você poder aproveitar ao máximo o produto; no entanto, o óleo de argan é um recurso de nutrição capilar que não só pode como deve ser utilizado também na sua forma pura. Na verdade, a qualidade do produto está diretamente relacionada ao seu efeito sobre nossas madeixas, o que significa que, quanto mais puro ele for, melhor será!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.