Omar Sharif morre aos 83 anos no Egito | Boqnews
Foto: Divulgação

Dramaturgia

10 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Omar Sharif morre aos 83 anos no Egito

Ator egípcio Omar Sharif ficou marcado por papeis interpretados em Lawrence da Arábia e Dr. Jivago. Apesar do sucesso, nunca ganhou um Oscar da Academia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Ator sofria de Mal de Alzheimer e faleceu no Cairo, sua terra natal

Ator sofria de Mal de Alzheimer e faleceu no Cairo, sua terra natal

O ator egípcio Omar Sharif, 83, conhecido pelos trabalhos em Doutor Jivago (confira trecho do filme em https://www.youtube.com/watch?v=old4K4Tpo8c) e Lawrence da Arábia (confira trecho do filme em https://www.youtube.com/watch?v=il-CWVHDnvU), morreu nesta sexta-feira no Cairo. O artista, que se afastou há vários anos da vida pública, sofria de Alzheimer.

Foi seu único filho, Tarek, que falou sobre a doença do pai, em maio deste ano, ao jornal espanhol El Mundo: “Meu pai tem Alzheimer. É difícil determinar em que fase está”.

Sharif ficou mundialmente conhecido em 1962, ao viver Sherif Ali em Lawrence da Arábia, que conta a participação do arqueólogo e escritor britânico Thomas Edward Lawrence nas rebeliões árabes da Primeira Guerra Mundial.

O filme ganhou sete Oscars, incluindo o de melhor filme, direção (David Lean). Peter O’Toole foi indicado para ator e Sharif para coadjuvante (sua única nomeação na Academia), mas perdeu para Ed Begley (Doce Pássaro da Juventude).

O grande sucesso de Sharif como protagonista também foi dirigido por Lean: Doutor Jivago (1965). Centrado na Rússia do início do século 20 até a queda do czar Nicolau 2º, o filme levou cinco estatuetas do Oscar -perdeu o principal para A Noviça Rebelde.

A filmografia de Sharif ainda inclui filmes como Funny Girls (1968), com Barbra Streisand, e Che! (1969), onde interpretou o revolucionário argentino Che Guevara.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.