‘Outros Olhares de Santos’ pode ser conferida até domingo (1º) | Boqnews
Divulgação

Exposição

25 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

‘Outros Olhares de Santos’ pode ser conferida até domingo (1º)

O Espaço Cultural do Hospital Ana Costa recebe a mostra da artista Erica Gropp Colen

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um tratamento de câncer e o quarto de um hospital em São Paulo. O Carnaval 2013 da artista plástica Erica Gropp Colen, não estava tão colorido como as artes que estão apresentadas na exposição Outros Olhares de Santos, que acontece até o dia 1º de maio no Espaço Cultural Ana Costa. “A minha mãe estava doente naquele período e tudo o que eu mais queria era alegrá-la”, conta.

No quarto em que acompanhava a mãe, motivos carnavalescos e um coração em feltro cor de rosa formavam a decoração. “As minhas tardes acompanhando-a resultaram em cores variadas e desenhos inspirados na cidade de Santos – peixes, guarda-sóis, folhagens estilizadas que representam os jardins da praia são elementos que empreguei nas obras e que traduzem o meu olhar para a cidade, e claro, a minha mãe, que também é uma fonte inspiradora importante para a realização do meu trabalho”, completa.
3 baixa resolução

Na exposição o público pode conhecer 19 trabalhos da artista. Dez deles são em papel A-4, retratados com canetas hidrocor e lápis de cor com colagens. “Classifico como uma fase quase ingênua, onde o importante era a inspiração e a criatividade, não a técnica. Afinal, passava por um momento difícil”, diz.

Ela completa que outras obras foram desenvolvidas em papel Canson A-3 com canetas Posca que chegaram a ser expostas na Ward Nasse Gallerie NY – Soho para a Exposição “Outros Olhares de Santos. “Também coloquei outras telas sem molduras feitas com tinta acrílica e caneta Posca e uma feita somente em tinta a óleo”, explica.

Superação pessoal
Após a formatura em Artes Plásticas pela PUC Campinas há cerca de 30 anos atrás, a vida da artista sofreu diversas reviravoltas. Casou, teve um filho, ficou viúva, voltou para Santos, trabalhou em outras áreas como Turismo, teve um novo relacionamento, ficou grávida pela segunda vez e hoje está com dois netos. “Todas as minhas passagens foram incríveis e marcaram a minha vida. Porém, uma delas, em especial, mexeu com o meu sentimento artístico”, conta.

“Participei em 2013 do Curso Coaching para Artistas, que foi realizado na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. Foi um divisor de águas. Após algumas portas fechadas, o autor do curso e hoje meu atual coach, Fábio Luís Salgado, sempre me questionou em relação ao meu desejo em voltar para o que eu gostava de fazer. Com o incentivo de uma querida amiga, participei no mesmo ano da minha primeira exposição individual , que aconteceu no Shopping Parque Balneário. E, desde então, não parei mais de criar e expor os seus trabalhos”, diz.

Participações em salões internacionais
Formada em Artes Plásticas pela PUC Campinas, Érica é uma santista nata, que adora caminhar na orla da praia e observar a beleza da paisagem caiçara. De Santos, para o Mundo, nos últimos anos, a artista teve 3 curadoras: Heloisa Aquino de Azevedo e Leda Maria Prado. “Atualmente estou com a curadora Maria dos Anjos Oliveira. Cada projeto foi único e super importante para o meu amadurecimento profissional”, conta.

Gropp já expôs os seus trabalhos em países como Estados Unidos, Itália, França e Alemanha, e inclusive, participou do Projeto Show de Bola com vários artistas plásticos internacionais.

“Convido o público de toda a Baixada Santista a conhecer o meu trabalho na Exposição ‘Outros Olhares de Santos’. É sempre um prazer saber que as minhas obras, feitas em uma parte de uma fase difícil em minha vida e superada com a cura da minha mãe, que está completando 80 anos, podem ser admiradas por outras pessoas.”, finaliza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.