Quer um cará? Pão tradicional em Santos ganha fregueses em padaria de São Paulo | Boqnews

Alimentação

10 DE FEVEREIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Quer um cará? Pão tradicional em Santos ganha fregueses em padaria de São Paulo

Sucesso nas padarias de Santos e região, o pão de cará ganha espaço em padaria na Mooca, na capital paulista.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Comer um delicioso pão de cará fresquinho com um café passado na hora é um privilégio que só os moradores de Santos têm, ou melhor, tinham.

O pãozinho que conquista o coração de muitos santistas agora pode ser encontrado em São Paulo.

Uma padaria na Mooca, tradicional bairro paulistano, resolveu investir na iguaria, tipicamente santista, que agora é oferecida entre as opções para os clientes do estabelecimento.

Santista Leandro Souza se deparou com o ‘pão de cará de Santos’ em padaria da Mooca, na Capital. Foto: Carlos Nogueira/PMS-Divulgação

Situação inusitada

A situação é tão inusitada que quando o publicitário santista Leandro Souza, morador da capital paulista, publicou no Twitter fotos do pão e da etiqueta do produto, que traz a inscrição “Pão de cará de Santos”, o assunto rapidamente ganhou destaque.

Em pouco tempo a publicação já tinha alcançado mais de 450 interações.

A maior parte dos comentários era de santistas moradores da metrópole, mas saudosos pelo pão conhecido pela fofura da massa e sabor inconfundível.

Leandro conta que conseguiu o último pão da vitrine, mas fez questão de fazer a foto para provar aos amigos.

“Foi muito engraçado, cresci comendo pão de cará, é uma das coisas que me remetem à infância, tem um forte apelo afetivo. Quando vi a plaquinha sobre a venda do pão fiz questão de comprar”.

Assim, a vontade era tanta que Leandro nem se importou de ser a última unidade.

“O melhor pão é o do meio, mas mesmo sendo da ponta fiz questão de comprar e me surpreendi, a receita era a mesma. Era realmente o pão de cará que eu como em Santos!”

Conversa entre panificadoras

O motivo para o Leandro ter percebido a semelhança entre os sabores é simples.

De acordo com o empresário Antônio Baltazar Rodrigues do Vales, dono da padaria Mooca Pães e Doces (que viralizou nas fotos e postagem), a ideia de vender o pão de cará, que eles chamam de “pão de cará de Santos”, partiu de uma conversa entre panificadores das duas cidades.

Ele relata que se encontrou com um colega também empresário do meio em Itaquera e com empresários da panificação de Santos, onde compartilharam experiências e receitas.

“Nos surpreendemos ao escutar os números de vendas dos pães de cará. Sendo assim, eu e o Fábio colocamos um desafio entre nós de trazer esse produto e ver os resultados”.

Por sua vez, segundo ele, os padeiros compraram a ideia, começaram a fazer o produto para degustação dos colaboradores e, depois de três testes aprovados, passaram a vender.

“Começamos há três meses, hoje vendo aproximadamente três quilos de pão de cará de Santos por dia. Acredito que dentro de alguns meses esse número aumente gradativamente”.

Cará: sucesso em Santos ganha espaço em padaria na Mooca, em São Paulo. Foto: Carlos Nogueira/PMS-Divulgação

Espalhando a cultura caiçara

Por sua vez, um dos responsáveis por passar a receita para os paulistanos é o empresário Fredy Rodrigues, proprietário da padaria Santa Cecília (Rua Oswaldo Cruz, 166, Boqueirão).

Dessa forma, ele conta que está no meio da panificação desde 1992 e vende cerca de 10 mil pães de cará por mês.

“A ideia de compartilhar a receita foi ao perceber uma demanda grande de santistas que moram fora e sempre pedem 20, 30 pães para levar para cidade onde moram hoje. Nossa intenção com o compartilhamento de receita foi espalhar a cultura caiçara. A nossa única exigência foi de que o nome de Santos constasse no produto”.

Fredy conta que já repassou a receita para quatro padarias fora da Baixada e que fica feliz ao descobrir que mais lugares estejam conhecendo e consumindo o pão típico da Cidade.

“Nós vemos o quanto esse pão é importante, principalmente para os santistas que moram longe. A intenção é ver espalhado por todo o País levando junto o nome de Santos”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.