Para gostar de ler, um filme obrigatório para pais e educadores | Boqnews
Foto: Reprodução Leia para uma Criança vira documentário

Literatura

30 DE AGOSTO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Para gostar de ler, um filme obrigatório para pais e educadores

Documentário Para Gostar de Ler tem quase uma hora de duração e analisa a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual das crianças, cujo impacto é eterno.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Leia para uma Criança vira documentário

Iniciativa do banco Itaú ganhou uma análise mais profunda com o lançamento do documentário, obrigatório para pais e educadores

A proposta é incentivar a importância da leitura infantil na primeira infância, contribuindo para transformar e mudar histórias. Graças, é claro, ao trabalho já realizado pelo Banco Itaú com o programa Leia para uma Criança#Isso muda o mundo.

A ideia foi além e virou um documentário, Para Gostar de Ler, com quase uma hora de duração, sobre o tema. Lançado na noite de ontem (29), no Espaço Itaú de Cinema, na Capital, o filme – disponível na íntegra no canal youtube (veja o link abaixo) – já garantiu em poucas horas mais de mil acessos. E crescendo. Só o trailer, lançado na semana passada, atingiu 2,35 milhões de visualizações.

Dirigido pelo carioca radicado em Santos, o jornalista e também professor universitário Eduardo Rajabally, o documentário é um convite à reflexão sobre a importância da leitura para a formação cultural e individual, cujo impacto será determinante ao longo da vida.

Crianças, pais, mães e especialistas, como o médico Dráuzio Varella e o historiador Leandro Karnal, da Unicamp, estão entre os entrevistados.

Rajabally: filme busca conhecer o mundo da fantasia infantil por meio da leitura

O projeto surgiu há pouco mais de um ano. “A ideia era fazer um filme sobre a importância da leitura na primeira infância, a importância de se ler para uma criança, o papel que essas atividades desempenham no fortalecimento do imaginário da criança… entrar nesse mundo de fantasia um pouquinho, para sentir a influência das narrativas na construção desse universo criativo infantil”, explica o diretor, que tem no currículo documentários premiados, como Amazônia Desconhecida, e a mais recente série Velhos, exibida no canal a pago Max.

“Pensamos num filme que tivesse uma estrutura sólida, um discurso construído por muitos especialistas, que nos mostrasse uma direção a seguir, uma linha de raciocínio. Teríamos também personagens: crianças de diversas partes do Brasil que nos ilustrassem com seus exemplos e vidas esse gosto pela leitura, esse mergulho na imaginação. Por fim, criamos um lugar imaginário… um estúdio que foi transformado e cenografado. E convidamos crianças pra brincar e conversar”, exemplifica.

‘Um lugar mágico’

O diretor relembra que o ambiente era considerado “um lugar mágico”, onde elas puderam se divertir e conversar com ele.

Para extrair um resultado diferenciado, ele usou uma estratégia diferente, chamada de Interrotron, invenção do cineasta Errol Morris.

“Trata-se de uma entrevista à distância, onde o entrevistado não se encontra no mesmo aposento que o entrevistador. Por meio de um sistema de câmeras e monitores, conversamos à distância, pela própria lente da câmera, criando um efeito em que o entrevistado “conversa com a câmera”, mas está, de fato, falando com um interlocutor, que vê no monitor de TP (teleprompter) instalado em frente à lente da câmera. O efeito é muito curioso e gera respostas fora do comum”, enfatiza.

Conforme Rajabally, o filme não é uma peça de marketing nem de publicidade e se alinha à campanha já promovida pelo banco com distribuição gratuita de livros e incentivo à leitura para crianças, mesmo para não correntistas.

Além de estar disponível no youtube no canal do Itaú, o filme será apresentado em breve nos canais Telecine, de TV fechada.

Ficha Técnica

Criação: Francesco Civita, CEO da Prodigo Films.
Direção: Eduardo Rajabally
Direção de fotografia: Janice D’Ávila
Montagem: Veri Ravizza
Roteiro: Morris Kachani e Stella Grisotti
Música: Diogo Poças e estúdio PluginPara assistir na íntegra

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.