Para o Dia das Bruxas, pratos saudáveis e assustadores | Boqnews

Culinária

29 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Para o Dia das Bruxas, pratos saudáveis e assustadores

Confira as receitas de Vassoura da bruxa, Sanduíche do fantasma e Dedos de bruxo de polvilho com patê do pântano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dia das Bruxas, Halloween ou Dia do Saci. O nome pode até mudar, mas a vontade de se fantasiar com roupas e acessórios assustadores segue firme e forte. E a data, comemorada neste sábado (31 de outubro), vem acompanhada de festinhas, encontros e eventos nas escolas.

Mas, se você acha que os pratos para uma mesa monstruosa resumem-se à múmia de salsicha com massa folhada ou à cova de biscoito doce, precisa conhecer as sugestões da Chefe de Papinha. Com criatividade, ingredientes frescos e saudáveis, é possível agradar o paladar de monstrinhos e bruxinhas, sem recorrer à petiscos fritos ou guloseimas cheias de açúcar.

Quem dá a dica é Nathália Donato, jornalista especializada em alimentação infantil. “Não é só porque é um dia diferente, em que muitas crianças fazem um lanche coletivo, que devemos deixar de lado a preocupação com uma alimentação de qualidade. Com uma abóbora, que é a estrela do Halloween em muitos países, podemos fazer coisas deliciosas e ainda caprichar na decoração”, explica ela.

 Uma das sugestões para que o cardápio provoque arrepios é justamente o Creme de abóbora com frango e macarrão de letrinhas, que pode ser servido em pequenas morangas. Dá pra usar a imaginação e enfeitar as moranguinhas, que ainda darão um charme na decoração.

Se a ideia é uma refeição mais prática, aposte no Sanduíche do fantasma, feito com pão de branco e recheado com pastinha de ricota com cenoura. Dois petiscos crocantes prometem ser os preferidos entre a criançada, e são boas opções para aquele prato pedido na festinha da escola: Dedos de bruxo de polvilho com patê do pântano e Vassoura da bruxa de grissini.

Para quem quiser caprichar ainda mais na apresentação, a Pizza caseira de múmia é a pedida certa! Desde o preparo da massa até a modelagem final, é possível envolver as crianças em algumas dessas etapas, sempre com a supervisão de um adulto, dividindo com eles a importância de uma alimentação rica em sabor e em qualidade.

“A receita da Vassoura de bruxa de grissini é ótima para esse momento compartilhado na cozinha. As crianças adoram sovar a massa e sentem-se orgulhosas do resultado final”, sugere a Chefe de Papinha.

Antes de caprichar no visual e entrar para o universo sombrio do Halloween, anote as receitas e curta essa festa com criatividade e pratos saudáveis!

Creme de abóbora com frango e macarrão de letrinhas:

Cozinhe cerca de 800g de abóbora madura em água com um pouco de sal marinho. Bata no liquidificador e reserve. Numa panela, refogue cebola, alho e salsinha picadinhos e acrescente 300g de peito de frango cortado em cubinhos. Refogue o frango até selar. Acrescente o creme de abóbora batido e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até o frango estar bem cozido. Acrescente o macarrão de letrinhas e deixe cozinhar em fogo baixo. Se quiser, sirva em pequenas morangas.

unnamed (1)Sanduíche do fantasma:

Corte fatias de pão branco em formatos de fantasminha – use e abuse da criatividade, ou utilize cortadores com formato semelhante. Recheie com uma pasta de ricota amassada, creme de leite fresco, cenoura ralada, azeite e sal marinho. Misture os ingredientes da pasta até ficar cremoso. Para fazer os olhos do fantasminha, use duas uvas passas.

unnamed (2)Dedos de bruxo de polvilho com patê do pântano (receita da jornalista e chef Fernanda Lopes)

Ingredientes: 400g de muçarela; 400g de polvilho doce ou azedo; 400g de creme de leite (ou 2 caixinhas); 1 colher (sobremesa) de sal e lascas de amêndoas (para as unhas). Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes. Modele formando os dedos e coloque as lascas de amêndoas para formar as unhas. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 25 minutos ou até que fiquem dourados.

Patê do Pântano: 100g de creme de leite, 50g de queijo gorgonzola e salsinha picada a gosto. Amasse o queijo e misture os outros ingredientes até formar um patê. Sirva com os dedos de bruxo.

 unnamedVassoura da bruxa

Prepare grissinis que servirão como haste da vassoura. Para a massa, você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de sopa de sal marinho; 1 colher de sopa de orégano; 1 colher de chá de açúcar; 25g de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 10g de fermento biológico seco e água até dar o ponto. Preparo: coloque a farinha em um montinho sobre a bancada e faça um buraco no meio (como uma “piscina”). No buraco, coloque todos os ingredientes secos. Acrescente a manteiga e comece a incorporar tudo, colocando a água aos poucos até virar uma massa homogênea e lisa que não gruda nas mãos. Trabalhe a massa para deixá-la menos pesada (vá esticando, enrolando, dando leves pancadas etc). Deixe descansar em uma tigela coberta com filme plástico até dobrar de tamanho. Não coloque na geladeira! Sove levemente a massa para tirar o ar e estique com ajuda de um rolo até ficar mais fina. Pincele com ovo, corte em tirinhas e torça levemente segurando nas pontas. Asse em forma untada, em forno pré-aquecido, a 180 graus por cerca de 20 minutos. Depois que a haste da vassoura estiver pronta, corte retângulos grossos de queijo mussarela, enfie a haste no queijo até a metade e faça cortes no sentido do comprimento na outra ponta do queijo, para simularem as cerdas da vassoura. Use tiras de cebolinha para amarrar na parte do queijo em que você colocou o grissini e pronto!

 

Pizza de múmia:

Para o molho de pizza: 2kg de tomate sem semente; 300g de abóbora madura; 1 beterraba ralada; cebola, alho, orégano, cheiro verde e sal marinho a gosto. Na panela, refogue os temperos e acrescente os tomates. Quando eles começarem a murchar e soltar água, coloque os pedaços de abóbora e a beterraba ralada. Se necessário, acrescente um pouco de água. Quando estiver tudo cozido, bata no liquidificador e reserve. Massa da pizza: dissolva 4g de fermento biológico seco em 300ml de água morna. No processador, coloque 500g de farinha, uma pitada de sal e a água com o fermento. Bata até virar uma massa. Se quiser, dá para fazer tudo sem o processador. Transfira pra uma bancada enfarinhada e sove um pouco a massa. Deixe descansar em uma tigela coberta com um pano limpo, em ambiente levemente morno por 1 hora até dobrar de tamanho. Depois, sove de novo pra eliminar as bolhas de ar e abra a massa com ajuda de um rolo. Montagem: corte a massa da pizza em retângulos e a muçarela em tiras, que serão as faixas da múmia. Pré-asse a base da pizza em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos. Tire do forno, cubra as pizzas com o molho, coloque uma fatia de muçarela de forma a imitar as faixas da múmia, mas sem grudar uma na outra para não derreter tudo de maneira uniforme. Para fazer os olhos da múmia, use duas rodelas de azeitona. Asse as pizzas em forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.