Peças no formato das famosas muretas já estão expostas na orla | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS

Arte

17 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Peças no formato das famosas muretas já estão expostas na orla

As peças customizadas por artistas da região foram afixadas nos jardins da orla de Santos entre o emissário e o Aquário

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Centenas de fotos e selfies nas redes sociais, no início da semana, anteciparam o lançamento do projeto Muretas na Cidade, ocorrido terça à noite (15), na Concha Acústica, com a presença dos artistas plásticos envolvidos na iniciativa.

À medida que as as peças de fibra de vidro customizadas, com 1,60m de altura e de largura, eram afixadas nos jardins da orla, entre o emissário e o Aquário, as imagens eram postadas, despertando a curiosidade e recebendo curtidas e compartilhamentos.

O idealizador do projeto, Mauriomar Cid não escondia a felicidade ao ver concretizada uma proposta de mais de dois anos, viabilizada graças à parceria com a Setur (Secretaria e Turismo). No lançamento, ele apresentou os artista, destacou o trabalho individual e comentou sobre os desafios que enfrentaram. “Cada um tem uma história. O Waldemar Lopes, por exemplo, saiu da UTI direto para pintar a mureta.”

Acostumada com telas, Mônica Figo diz que foi um desafio trabalhar com fibra de vidro. “Pensei que eram peças pequenas e depois quase surtei porque parecia que a tinta não aderia”, diverte-se, comentando que a Cidade e as próprias muretas são sua grande inspiração. “As muretas enfeitam Santos e agora a gente é que as enfeita.”

Artistas
Ao optar por colagens fotográficas, Gilson de Mello Barros acabou por fazer uma viagem ao passado, ao utilizar seu próprio acervo familiar. “Na mureta tem uma imagem da minha avó menina, de 80 anos atrás”, afirmou, destacando que o visagismo das fotos foi pensado para garantir uma intimidade com a mureta, um dos símbolos da identidade santista.

Apesar de assinar obras de grandes dimensões, o grafiteiro Shesco se surpreendeu com o tamanho da peça. “Imaginei algo bem menor”. confidenciou, reconhecendo que sua experiência com as tintas em spray ajudaram no processo de criação. “Foi uma honra ter meu trabalho nesse projeto.”

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.