Pinacoteca abre exposição Imaginário Santista | Boqnews

Artes

12 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Pinacoteca abre exposição Imaginário Santista

Abertura acontece nesta terça-feira (12), às 19h30. Obras são do acervo da prefeitura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
2 - JOSE FERREIRA_CASARAO DA RUA DO COMERCIO

Obra de José Ferreira, do Casarão da Rua do Comércio

A Pinacoteca Benedicto Calixto recebe a exposição Imaginário Santista – a Cidade e os Artistas, que resgata parte do acervo da Secretaria de Cultura de Santos (Secult). A mostra possibilita a contemplação de uma cidade que inspirou artistas locais ou de passagem, apresentando essas imagens em diálogo com poesias de escritores para quem a cidade de Santos foi ponto de partida para encontros, confrontos, prazeres e nostalgias.

Entre o porto e o mar, o horizonte e o asfalto misturam-se surpresa, admiração e estranhamento. Com diferenças de estilo, de época e de sensibilidade, pelas palavras dos poetas ou visões dos artistas, a mostra apresenta a cidade de Santos (re)construindo um caminho por onde é possível revisitá-la. A exposição destaca-se ainda por reunir obras que o público em geral raramente tem oportunidade de ver.

Entre os poetas estão Alberto Alexandre Martins, Blaise Cendrans, Elizabeth Bishop, Júlio Ribeiro, Pablo Neruda, Roldão Mendes Rosa, Rui Ribeiro Couto e Vicente de Carvalho.

Entre os artistas destacam-se Aldo Ferreira, Durval Pereira, Omar Pelegatta, Ivani de Oliveira Faraldo, Oswaldo de Freitas Bastos, Gabrielle Feletto, Alfonso Comesaña Hermida, Jesus Aquiló Gelabert, Seri (Sérgio Ribeiro Lemos), Marcos Troncoso, Henrique Pizzi, Elsie Dubugras, Araquém Alcântara e José Francisco de Oliveira (Gajo).

3 - OMAR PELEGATTA_CASEBRE E FORTE

Obra de Omar Pelegatta, do Casebre e Forte

Em parceria com a Secult, a exposição será realizada no andar superior da Pinacoteca Benedicto Calixto. Evento de abertura acontece nesta terça (12), a partir das 19h30, aberto ao público.

Serviço
Imaginário Santista – a Cidade e os Artistas
Onde
: Pinacoteca Benedicto Calixto, Av. Bartolomeu de Gusmão, 15
Quando: De terça a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada
: Gratuito

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.