Pinacoteca Benedicto Calixto recebe a exposição “A Arte da Natureza” | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

ETC

12 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Pinacoteca Benedicto Calixto recebe a exposição “A Arte da Natureza”

Mostra poderá receber visita gratuita até 14 de abril

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A exposição gratuita “A Arte da Natureza” abre o calendário da 2ª edição do projeto Arte na Pinacoteca, no próximo dia 15 de março.

Sendo assim, com obras de seis renomados artistas visuais contemporâneos: José Roberto Aguilar, Jaider Esbell, Mário Ishikawa, Hélio Melo, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi.

Portanto, que exploram a relação intrínseca entre o homem e a natureza e levantam questões vitais sobre a sustentabilidade planetária.

Desse modo, inspirados pela poesia de Manoel de Barros, “O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore”, os curadores Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho selecionaram artistas que, com suas visões únicas e poéticas, contribuem para uma experiência estética enriquecedora, promovendo uma reflexão sobre a vida terrestre e nossa conexão, amorosa ou não, com a natureza.

A Arte da Natureza

A exposição destaca como a visão de humanidade como parte integrante e ativa da natureza foi preservada pelos povos tradicionais.

Portanto, contrapondo-se à dicotomia natureza/cultura estabelecida pelas culturas modernas. Em tempos de crise ecológica, a mostra ressoa com a ideia do filósofo Bruno Latour de que não há mais “rotas de fuga, a não ser aquela que nos conduz de volta à Terra.”

“A Arte da Natureza” possui organização em três subgrupos, refletindo as diversas abordagens dos artistas em relação ao tema. Gilberto Salvador e Claudio Tozzi apresentam obras que refletem o equilíbrio entre cultura e natureza; Mário Ishikawa e José Roberto Aguilar baseiam-se em artes e culturas tradicionais do Oriente; enquanto Hélio Melo e Jaider Esbell, através de suas raízes socioculturais e técnicas indígenas, oferecem uma ponte para o diálogo multicultural.

Esta exposição não só apoia a rota “plus intra” sugerida por Latour, mas também ecoa a sabedoria compartilhada por Aguilar: “Quando a floresta entra dentro de você… Ela vicejou dentro de mim.” A Pinacoteca Benedicto Calixto convida todos a se juntarem a nós nesta jornada estética e reflexiva, mergulhando na essência da nossa conexão com a natureza.

Expectativas

“Estamos imensamente entusiasmados com a abertura da exposição ‘A Arte da Natureza’, uma iniciativa que reflete nosso compromisso em promover a interação entre a arte, a cultura e a conscientização ambiental. Cada um dos artistas participantes traz uma perspectiva única sobre a relação intrínseca entre o homem e a natureza, abordando temas de vital importância como a sustentabilidade planetária.

Esta exposição não é apenas um testemunho da genialidade criativa; é um convite para refletirmos sobre nosso papel no mundo natural. Esperamos que ‘A Arte da Natureza’ inspire nossos visitantes a contemplar mais profundamente as conexões entre suas vidas e o meio ambiente, alimentando uma apreciação mais profunda pela beleza e pela fragilidade de nosso planeta”, destaca Roberto Santini, Presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

“Esperamos receber você na abertura da exposição “A Arte da Natureza” em 15 de março. Venha explorar como a arte pode nos ajudar a redefinir nossa relação com o mundo natural e vislumbrar caminhos para um futuro sustentável”, convidam os curadores da exposição, Antonio Carlos Cavalcanti e Carlos Zibel.

 

Onde fica?

Data: 15 de março até 14 de abril de 2024

Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP

Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h

Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364

Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.