‘Três poetas em Santos – Cidade Portuária’ é o título do livro de haicai encadeado, que as poetas Regina Alonso (Sooka), Cristina Chinen (Shiroi Hana) e Taís Curi (Shirasagi) estarão lançando em Santos (SP), no dia 18 de junho. O evento acontece no Museu do Café, no Centro Histórico, das 14h30 às 17h30.
Sendo assim, a data de lançamento e o local – no cais da cidade litorânea – é também uma homenagem aos 116 anos da chegada do navio Kasato Maru, ao Porto de Santos, trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses para o Brasil.
O haicai encadeado é originário do Japão antigo, onde era praticado como divertimento cortesão. Chegou ao Brasil como matéria de estudo literário e, principalmente, por sua prática e difusão na comunidade imigrante japonesa e a partir dela.
Consiste na sequência de estrofes compostas por mais de um poeta, buscando o fluir constante de imagens que ora se destacam, ora se apagam, em momentos oportunos e sem prejuízo à harmonia do conjunto.
Como destaca o haicaísta Carlos Martins, na apresentação do livro, “para os apreciadores da poesia e de haicai, em particular, é um prazer enorme ler cada estrofe e procurar descobrir os encadeamentos possíveis entre elas. Não resgatar necessariamente o que o autor perseguiu, tarefa essa quase impossível, mas perceber os diversos significados que o poema deixa em aberto e que cabe a nós descobri-los. E, para que isso ocorra, é preciso deixar o espírito livre para falar…”
A aquisição do livro pode ocorrer diretamente com as autoras, por meio de mensagens privadas, encaminhadas a um desses endereços de Facebook:
www.facebook.com/mariacristina.chinen
www.facebook.com/regina.alonso.167
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.