Praça dos Andradas é palco para manifestação artística | Boqnews

Cultura

03 DE MARÇO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Praça dos Andradas é palco para manifestação artística

‘Quem Pagu Leva!’ começa às 17 horas com extensa programação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Um festival de artes integradas gratuito e na Praça dos Andradas. Eis o ‘Quem Pagu Leva!’, como espaço de manifestações artísticas celebrando a definição da Cadeia Velha enquanto centro cultural pelo Poder Público. Este encontro dos movimentos, artistas e da comunidade será nesta sexta-feira (4), a partir das 17 horas.

Mais que uma celebração, o festival também é um ato político, quando entendemos a importância de uma audiência pública para articular a futura gestão da Cadeia Velha e de apresentação das propostas e da programação das residências artísticas, oficinas e demais atividades que podem ser contempladas nesse patrimônio histórico.

Durante o mês de fevereiro, cerca de 25 propostas foram realizadas por artistas e ativistas da Região para este prédio que desde os anos 80 é o grande centro que fomenta a cultura na Baixada Santista. Queremos que as secretarias de Cultura do Estado e de Santos e que a Poiesis estejam abertos a esse diálogo, para construirmos juntos e democraticamente o melhor futuro possível para este equipamento público.

O #CentroCulturalCadeiaVelha foi idealizado nos anos de 1830, e se tornou hospital em epidemias e quartel general na Guerra do Paraguai até ter suas obras concluídas em 1860, onde, enfim, funcionou como Câmara Municipal, tribuna e cadeia. Por lá, foi presa politicamente durante uma greve a então jovem ativista Patrícia Galvão, a Pagu.

Desativado nos anos 50, o prédio foi tombado pelo Poder Público e, desde então, foi várias vezes planejado enquanto museu. Nos anos 80, passou a ser ocupado por artistas e movimentos sociais, gerido pelo Governo de SP e, consecutivamente, pela Poiesis, que administra as Oficinas Culturais. A previsão é de que ele seja reaberto neste semestre enquanto centro cultural de artes e espaço museológico.

PROGRAMAÇÃO
>> 17h30 – Apresentações dos alunos da oficina de circo da Vila do Teatro, do artista circense Daniel Meirelis e performance ‘Navios’, do NID – Núcleo Interdisciplinar de Dança;
>> 18h15 – Esquete ‘Brasi di Cima, Brasi di Baixo’, da Cia Carcarah Voador;
>> 18h30 – Performance de dança ‘Cupinzeiro’, do Laboratório de Corpo e Arte da Unifesp-BS;
>> 19h – Sessão de curtas-metragens, do CinemaMêmo;
>> 19h40 – Intervenção de dança ‘Pies para que los tengo’, da dupla Los Fridos, e sessão de videomapping, da Cia Etra de Dança;
>> 20h – Esquete ‘Causos de Tonho’, da Cia Animalenda;
>> 20h30 – Sarau ‘Balada Literária’, com Ademir Demarchi e Flávio Viegas Amoreira;
>> 21h – Monólogo ‘A Última Noite de Inês de Castro’, com Jam Pawlak;
>> 21h15 – Performance de Daniela Gausti, com música ‘La Noyée’, de Yan Tiersen;
>> 21h20 – Apresentação da Banda Vish;
>> 21h50 – Apresentação do Movimento Mães de Maio;
>> 22h10 – Apresentações de Hip Hop, do Mad Felling Crew, ‘Batalha do Conhecimento’, banda Zl 21 e de Sensimilla Jhon;
>> 23h45 – Teatro ‘Blitz’, da Trupe Olho da Rua;
>> 0h – Festa do Riscado;
>> 1h – Futuráfrica Afrobraziliangrooves;
>> 2h – Batalhas musicais com Piratas do Maxixe, com: Bakka vs. Cigano, Mascate vs. Nanne Bonny, Razi vs. Margul.
>> Intervenções durante o festival: Varal Fotográfico – Fotroca, intervenção cênica ‘Tempos Modernos’, com Alessandro Atanes e Jeanice Ferreira, esquete com teatro de bonecos, com Celso Carvalho de Lima, e intervenções de artes plásticas com Kadu Veríssimo, além dos expositores Nas Ruas de Santos, Morena Chique, Mimiarte Artedois e Pipa Puppet.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.