Praia Grande recebe parte do acervo de gravuras da Pinacoteca do Estado | Boqnews

ETC

18 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Praia Grande recebe parte do acervo de gravuras da Pinacoteca do Estado

De 21 de maio a 12 de julho, o Palácio das Artes, em Praia Grande, recebe a exposição Engenho & Arte, composta por 73 gravuras datadas desde o século XIX até os dias atuais, compondo um amplo panorama da história da arte no Brasil. O registro vem através das mãos de 40 artistas consagrados, como […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De 21 de maio a 12 de julho, o Palácio das Artes, em Praia Grande, recebe a exposição Engenho & Arte, composta por 73 gravuras datadas desde o século XIX até os dias atuais, compondo um amplo panorama da história da arte no Brasil. O registro vem através das mãos de 40 artistas consagrados, como Jean-Baptiste Debret, Johan Moritz Rugendas e Lasar Segall, entre outros. A mostra é gratuita.


Com curadoria de Carlos Martins, a exposição apresenta-se em dois segmentos: o primeiro de gravuras do século XIX, em sua maioria produzidas na Europa, documentação e registros visuais sobre uma jovem nação que se tornava presente no cenário mundial: O Brasil. O outro aborda a gravura enquanto forma de expressão artística, que se fez presente no País a partir dos movimentos modernistas e no decorrer de todo o século XX.


“As obras selecionadas contemplam as mais diversas técnicas”, ressalta Martins. “Das tradicionais, praticadas desde o Renascimento, como a xilogravura e os diferentes procedimentos da gravura em metal, às mais recentes, como a litografia e a serigrafia, que vieram possibilitar edições em grande escala”.


A exposição Engenho & Arte é gratuita, e pode ser visitada na Galeria Nilton Zanotti, Palácio das Artes, de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas. Escolas e instituições podem agendar visita monitorada com ação educativa através do telefone 3496-5709. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, em frente à Rotatória.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.