Prefeitura e Amazon assinam parceria para desenvolvimento tecnológico | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa tecnologia

Tecnologia

21 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeitura e Amazon assinam parceria para desenvolvimento tecnológico

A parceria visa auxiliar professores, alunos e pesquisadores de instituições conveniadas com o Parque Tecnológico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A tecnologia está em alta na Cidade.

Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura e a Amazon Web Services, Inc. (AWS) assinaram termo de cooperação para o uso da tecnologia de nuvem como ferramenta de ensino a alunos, professores e pesquisadores de instituições conveniadas ao Parque Tecnológico.

A empresa norte-americana é líder mundial nesse segmento.

Com a cooperação, a multinacional passa a desenvolver na Cidade programas educacionais que disponibilizam a alunos, professores e pesquisadores recursos para acelerar o aprendizado relacionado à computação em nuvem.

De forma simplificada, computação em nuvem é o termo usado para descrever centros de dados distribuídos ao redor do mundo disponíveis para muitos usuários através da internet (veja abaixo).

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa comemorou a celebração do convênio.

Jeffrey Kratz, diretor da AWS para Public Sector na América Latina, Canadá e Caribe, também destacou a importância do convênio.

 

Vantagens

O convênio também prevê intercâmbio com a empresa norte-americana com reuniões mensais.

Tudo isso, para promover novas atividades relacionadas à tecnologia na Cidade.

Inclui, ainda, uma programação anual de atividades.

Abrangendo eventos que promovam, direta ou indiretamente, a divulgação, qualificação e o fomento da nuvem.

No entanto, a parceria inicial tem validade de um ano.

 

Semana da tecnologia e Geek Festival

Como parte do trabalho em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico, a Amazon colabora com um hackathon e atividade relacionada à tecnologia de nuvem realizadas durante a Semana Municipal de Tecnologia, que ocorre em outubro.

Também marca presença em programações do Festival Geek, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Que será realizado de 14 a 17 de novembro.

Trata-se de evento de cultura pop, no Centro Histórico, com conteúdo sobre o universo dos jogos; animes; sitcom; livros; mídias sociais e quadrinhos.

Sobre o Parque Tecnológico

Parques Tecnológicos são áreas especialmente delimitadas com o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica.

Portanto, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas.

Dando suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas em conhecimento.

Oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produtos.

Com área de abrangência que inclui os bairros do Valongo à Vila Mathias, compreendendo toda a região central e parte da Zona Intermediária, o parque santista terá como sede um moderno edifício, em construção na Vila Nova, na esquina das ruas Henrique Porchat e Constituição.

Oferecendo benefícios fiscais às empresas instaladas no local.

Trata-se da principal iniciativa do município para fomentar negócios e pesquisas de ciência e tecnologia.

 

Tecnologia em Nuvem

A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via internet.

Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web.

Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.

Programas cobertos

  • AWS Educate é uma iniciativa global da Amazon que oferece aos alunos e docentes os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. No Brasil, o AWS Educate inclui instituições como SENAI, USP Unicamp, Mackenzie, UFRJ e o grupo Kroton. No final de 2018, a cidade de Araraquara e seis instituições educacionais da cidade aderiram ao programa para treinar 1.000 alunos com conhecimento e habilidades em computação em nuvem. Assim, a cidade se tornou um hub, onde a AWS está disponibilizando créditos para o desenvolvimento de projetos de tecnologia em nuvem pelos alunos.

Em todo o mundo, mais de 2.400 instituições participam deste movimento, incluindo a Carnegie Mellon University, a Cornell Tech, a Universidade Nacional de Seul e o National College of Ireland.

Há centenas de milhares de inscritos, beneficiando estudantes em mais de 200 países e territórios.

  • A AWS Academy, dividida em:
    • AWS Academy Cloud Foundation é um curso introdutório que fornece uma visão geral dos conceitos de nuvem, serviços principais da AWS, segurança, arquitetura, preços e suporte;
    • AWS Academy Cloud Architecting, um curso focado em especialização técnica em computação em nuvem e as habilidades necessárias para obter a certificação AWS Certified Solutions Architect.

 

Outros projetos

  • AWS Cloud Credits for Research, um programa que apoia pesquisadores que procuraram:
    • Criar soluções baseadas em nuvem para facilitar sua pesquisa e trabalhar com suas comunidades;
    • Criar provas de conceito ou benchmark para avaliar a eficácia de cargas de trabalho de pesquisa ou pacotes de dados na nuvem;
    • Realizar workshops e tutoriais para treinar sua comunidade;
  • AWS Activateum programa de relacionamento com startups, no qual a AWS fornece uma infraestrutura econômica e fácil de usar para escalar e crescer. As startups têm os recursos de que precisam para começar rapidamente com a AWS, incluindo créditos, treinamento e suporte. Airbnb, Lyft e Slack estão entre as startups que participaram do programa.

 

Ainda mais

  • AWS EdStart é um programa de aceleração virtual para startups focadas em tecnologia de educacional (EdTech). Criado para ajudar empreendedores a desenvolver a próxima geração de soluções de aprendizado online, análise de dados e soluções de gerenciamento de campus por meio do serviço de computação em nuvem da AWS, o AWS EdStart é um programa de alcance global – disponível no Brasil desde junho de 2019 – que já concedeu milhões de dólares créditos promocionais da AWS em 33 países, beneficiando startups como Mursion, Mission U, Way Up e Quizizz. Os principais benefícios para startups neste programa são:
    • Créditos da AWS – Criados para ajudar a lidar com os custos operacionais associados aos serviços em nuvem. Os clientes podem usar esses créditos para começar a operar e escalar.
    • Treinamentos técnicos – Como membro da AWS EdStart, uma startup acessa várias oportunidades de treinamentos técnicos. Assim, apoiando a consolidação da empresa. Esse recurso inclui webcasts, sessões de treinamento técnico e apresentações de parceiros especializados.
    • Mentorias – O programa incentiva a colaboração e a comunicação entre líderes experientes do setor e startups de tecnologia educacional. O programa de Mentorias também realiza encontros, dias de campo e eventos para membros da comunidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.