Prêmio Sesc de Literatura encerra inscrições nesta sexta-feira (30) | Boqnews

ETC

29 DE SETEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Prêmio Sesc de Literatura encerra inscrições nesta sexta-feira (30)

Escritores de todo o Brasil com obras inéditas não publicadas nos gêneros romance e conto podem se inscrever, até esta sexta-feira (30), para participar do Prêmio Sesc de Literatura. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc. O Prêmio SESC de Literatura é um concurso anual que oferece aos seus vencedores a edição, distribuição e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Escritores de todo o Brasil com obras inéditas não publicadas nos gêneros romance e conto podem se inscrever, até esta sexta-feira (30), para participar do Prêmio Sesc de Literatura. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc.


O Prêmio SESC de Literatura é um concurso anual que oferece aos seus vencedores a edição, distribuição e divulgação da obra. A iniciativa do SESC, que teve início em 2003, é desenvolvida em parceria com a EDITORA RECORD, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade. 


Com o Prêmio SESC de Literatura os escritores entram para o catálogo da Editora Record, além de terem suas obras distribuídas para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.


Para participar o autor precisa ter mais de 18 anos e a obra deve ser destinada ao público adulto. O processo de seleção das obras é feito em duas etapas. Inicialmente, cinco subcomissões regionais fazem uma pré-seleção das obras para encaminhamento à comissão final. O júri final elege as obras vencedoras, podendo selecionar até três menções honrosas em cada categoria.


Históricos do prêmio


A primeira edição do Prêmio SESC de Literatura, em 2003, revelou o romance Santo Reis da Luz Divina, do paranaense Marco Aurélio Cremasco. Segundo o crítico Wilson Martins, “trata-se de romance histórico modelar, estruturado com extrema complexidade, perfeito domínio da matéria e estilo ao mesmo tempo espontâneo e de alta qualidade.” (O Globo, 05/11/ 2004). O romance ficou entre os finalistas que concorreram ao Prêmio Jabuti 2005.


 Em 2004 venceu o romance As Netas da Ema, da paulistana Eugenia Zerbini, obra que  foi indicada para concorrer ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.  Na edição 2005 foram eleitas as obras: A Secretária  de Borges, de Lúcia Bettencourt (RJ), e Hoje está um dia morto, de André de Leones (GO). Em 2006 foram selecionadas as obras Casa entre vértebras, romance de Wesley Peres, e Correio Litorâneo, livro de contos de Nereu Afonso da Silva.


Em 2007 os vencedores foram Sérgio Guimarães com o romance Zé, Mizé, Camarada André: Notícias de Angola e Mauricio Fiorito de Almeida com a coletânea de contos Beijando dentes. Em 2008, Marcio Ribeiro com o romance O Momento Mágico e Sergio Leo com o livro de contos Mentiras do Rio foram os premiados da edição.


Em 2009 os vencedores foram Sergio Tavares com Cavala, na categoria conto e Gabriela Gazzinelli com o romance Prosa de Papagaio. A última edição, de 2010, obteve 1.142 inscrições em todo o país e os dois vencedores foram o paraense Arthur Cecim, na categoria romance e a gaúcha Luisa Geisler, na categoria conto.


Desde o lançamento do concurso, já foram recebidas mais de duas mil obras, avaliadas por  escritores e especialistas em literatura de todo o país. Já participaram de comissões julgadoras os escritores e especialistas em literatura: Carlos Heitor Cony, Antonio Torres, Moacyr Scliar, José Castello, Marco Pólo Guimarães, Marcos Accioly, Bernardo Azjenberg, Cristiane Costa, Miguel  Sanches Neto, Raimundo Carrero, Leyla Perrone-Moysés e Daniel Piza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.