Primavera Criativa terá oficinas, workshops, palestras e visitas monitoradas | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Santos

18 DE SETEMBRO DE 2023

Primavera Criativa terá oficinas, workshops, palestras e visitas monitoradas

Evento será no sábado (23) e domingo (24)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santistas e turistas que estiverem no Centro de Santos, no próximo fim de semana, vão poder aprender sobre gastronomia com flores, compostagem, decoração, história de Santos e muito mais.

Sendo assim, a Primavera Criativa programou uma série de oficinas, workshops e palestras para todos os gostos.

O Paço Municipal (Praça Mauá s/nº) será o ponto de partida para o walking tour “Conhecendo a Vila de Santos (do Marco Zero ao Marco da Fundação)”.

Portanto, com saídas às 11h e 14h, no sábado (23) e domingo (24).

Desse modo, o guia Mario Rodrigues vai conduzir os participantes pelas ruas do Centro até o Outeiro de Santa Catarina, contando um pouco da história da Cidade.

Já às 15h de sábado e domingo, haverá visita monitorada ao Paço Municipal exclusivamente em libras. Sede da Prefeitura de Santos, o Palácio José Bonifácio homenageia um dos mais ilustres santistas, o Patriarca da Independência do Brasil.

O prédio, construído no período áureo do café, é uma das poucas edificações públicas do Estado de São Paulo que mantém a estrutura original. E a maior parte da decoração preservada.

Durante a visita, os participantes irão conhecer o saguão principal, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO).

O 5º andar deste icônico prédio histórico, onde se situa o rooftop com uma bela vista do Centro e Porto, será palco de dois workshops no sábado. Das 15h às 16h, o cabeleireiro Oswaldo Pires (Oswaldinho) vai ensinar a fazer arranjos no cabelo na atividade “Flores em você”.

Além disso, a partir das 16h, a oficina “Conexão Floral”, de Pupy Zogaib, demonstrará como produzir arranjos decorativos.

No sábado, no restaurante-escola Estação Bistrô (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), entre 14h e 16h, haverá aula show sobre compostagem doméstica com o tema “Contribuindo para Agricultura e Segurança Alimentar”, realizada pelo projeto Composta Santos, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Quem quiser aprender tudo sobre a produção e a filosofia por trás da ikebana, não pode perder a palestra de Beth Montoro.

Sendo assim, às 12h de sábado, na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92).

Já a partir das 15h, o chef Luciano Ribeiro vai ensinar a preparar um delicioso ceviche com flores. E, para quem gosta de ter orquídeas em casa, haverá oficina sobre cultivo com Paulo Sérgio, conhecido como Dr. Orquídea, a partir das 16h.

Contudo, no domingo, a oficina das 13h vai mostrar como fazer drinks com gelo cristalino e flores comestíveis, a cargo dos barmans Ricardo e Clayton.

Dessa forma, entre 14h30 e 15h30, a confeiteira Raquel dos Santos mostra como preparar um delicioso cupcake com flores de pasta americana. E, às 16h, Alessandra Araújo dará a palestra “Florescer” abordando assuntos como feminismo e o florescimento da força da mulher.

Tradição em todos os grandes eventos da Prefeitura, as visitas monitoradas aos carros ferroviários históricos, armazenados na Garagem dos Bondes (Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo), estão de volta no sábado e domingo.

Com isso, das 11h às 16h, com saídas de hora em hora.

Já a Casa do Artesão, na Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11), realiza oficina de autorretrato com a fotógrafa Daura Menezes.

No entanto, para todas as atividades, haverá retirada de senhas sempre 30 minutos antes. A quantidade de vagas em cada uma pode ser conferida aqui.

Nos próximos dias 23 e 24 (sábado e domingo), a 3ª edição da Primavera Criativa vai oferecer muito lazer, música, oficinas e economia criativa.

Além de pontos instagramáveis para inspirar milhares de santistas e turistas a fazer belas fotos e espalhar a alegria pelas redes sociais.

As atividades do festival estarão divididas entre 10 pontos do Centro Histórico, mas a decoração especial também se espalhará por outros locais de Santos como Novo Quebra Mar, Aquário, Igreja do Embaré, Praça da Independência, FeirArte, Casa do Artesão, Mercado de Peixes e bondes turísticos.

Dessa maneira, o festival é realizado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), com patrocínio do Grupo Mendes, Âncora Construtora e Álya.

Ademais, confira a programação completa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.