Procon orienta consumidores sobre compras para Dia das Crianças | Boqnews
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

Consumo

06 DE OUTUBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Procon orienta consumidores sobre compras para Dia das Crianças

É recomendável fazer uma pesquisa de preços, comparar condições de pagamento e vantagens oferecidas em cada loja e verificar a idade recomendada do brinquedo.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Consumidores devem ficar atentos na hora das compras de presentes para o Dia das Crianças. Procon dá dicas úteis. Foto: Divulgação/Ag. Brasil

 

Com a aproximação do Dia das Crianças, as vendas de brinquedos começam a esquentar.

Para não surgirem surpresas -desagradáveis- durante as compras, o Procon/Santos presta algumas dicas úteis para os consumidores nesta época tão esperada pela garotada.

Antes de definir o que comprar, o primeiro passo é conhecer o gosto, idade e limitações da criança. Nem sempre o brinquedo que está fazendo mais sucesso no momento é o mais adequado para a criança a ser presenteada.

É recomendável fazer uma pesquisa de preços, comparar condições de pagamento e vantagens oferecidas em cada loja e, por questões de segurança, verificar a idade recomendada do brinquedo.

Fique atento à presença dos selos do Instituto de Qualidade do Brinquedo (IQB), e ao do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro),, que devem estar presentes em todos os brinquedos, inclusive os importados que seguem as mesmas regras dos nacionais.

A Lei Estadual nº 8.124/92 estabelece que as lojas mantenham amostras de jogos, revistas, discos, Cds, fitas e brinquedos sem lacre para que o consumidor possa examiná-los e testá-los. Portanto, se o estabelecimento não tiver a mercadoria aberta ainda, o cliente pode exigir a abertura da embalagem.

Caso o brinquedo apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor tem até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto, abatimento no preço ou o dinheiro de volta (corrigido monetariamente).

Porém, para que o consumidor possa exigir os seus direitos, é importante pedir a nota fiscal. No caso de troca por outros motivos, informe-se junto ao vendedor sob quais condições ela poderá ser efetuada e peça que o compromisso conste por escrito na nota.

 

Práticas abusivas

O Procon/Santos informa também algumas condutas irregulares que podem ser praticadas pelo comércio nesse período e alerta o consumidor de como se deve proceder em tais casos:
* Exigência de valor mínimo para compras em cartão de débito e/ou crédito
* Não aceitação de cheques de correntistas com menos de um ano de abertura de conta (atenção: a aceitação de pagamentos com cheque é de livre escolha do estabelecimento)
* Cobrança de valores “extras” como, por exemplo, para recarga de celular

As práticas acima mencionadas são consideradas abusivas, segundo o Procon/Santos.

Se o consumidor se deparar com uma dessas ações cometidas pelo comércio, deve fazer denúncia através do 0800 779 0151, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou através do site procon.santos.sp.gov.br.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.