Procópio Ferreira exibirá obras de 27 artistas com idade a partir dos 5 anos | Boqnews
Foto: Andréia Nery / Exposição de quadros

Guarujá

22 DE SETEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Procópio Ferreira exibirá obras de 27 artistas com idade a partir dos 5 anos

Resgate do mundo infantil é centro da amostra

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Você se lembra do que sua mente criava quando você era criança? Para te fazer resgatar essa inocência está marcada a II Mostra Imaginário do Coletivo Insight. O evento, para toda a família, trará obras de 27 artistas a partir dos 5 anos de idade. Serão pinturas em telas, em aquarelas, desenhos com grafite e pintura em tecido. A exposição ficará aberta de 5 a 30 de outubro, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Guarujá, com entrada gratuita.

Para entender ainda mais o universo por trás de cada criação, os artistas vão receber o público no vernissage, dia 5, a partir das 18h. Na data haverá uma intervenção teatral, com a adaptação da peça O Pequeno Príncipe. A recepção começa às 18 horas e,após o lançamento, a exposição permanece com visitação até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 12h às 18 horas.

Quem não participar no lançamento poderá ter um gostinho de como foi o processo criativo e de execução das obras, digitalmente. Cada autor terá um QR Code para revelar um pouquinho de cada uma das suas cinco artes expostas.

Nas telas
Crianças de todas as faixas etárias estão passando mais tempo frente a telas, segundo o estudo publicado na revista The Lancet, ano passado. Especialistas indicam que, entre as perdas, estão não só a falta de atividade física, mas também de criatividade e até de capacidade de lidar com frustrações.

Cris Reis, de 44 anos, artista plástica, é professora da oficina de artes Insight e idealizadora da Mostra, que está já em sua segunda edição. Em sua oficina, situada na Rua Manoel Fernandes Junior, 25, Vila Maia, Guarujá, ela atua justamente com essa preocupação.

“Trabalhei minha vida toda com artes e sempre vi alunos direcionados, muitas vezes, fazendo o que não gostam, para aprender. Aqui, na minha oficina, a missão é tirar a criança do tecnológico. Fazê-la criar. E cada um pinta aquilo que está no coração. A aula não é por temas. É construída junto ao aluno. Ou seja, em grupo, mas individual. Porque, hoje se fala muito em protagonismo da criança mas, dependendo de como se ensina, a criança não cria. No vernissage, elas conseguem perceber como aquele mundo dela tem infinita importância e poder. Se trabalha a autoestima, a aceitação”, conta Cris Reis, lembrando que a exposição coroa esse trabalho da oficina de artes.

Segundo a artista idealizadora do evento, o brincar com cada universo infantil é que fortalece o empoderamento. “Senão, vamos criar um futuro onde ninguém sabe para onde ir, pois todos foram forçados a seguir instruções, a fazer coisas que não queriam fazer”.

Não é preciso ingresso para entrar na Mostra. O Teatro Procópio Ferreira fica na Av. Dom Pedro I, 350.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.