Projeto Querô Na Escola começa nesta quarta (2), em 15 escolas de Santos | Boqnews

ETC

28 DE ABRIL DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto Querô Na Escola começa nesta quarta (2), em 15 escolas de Santos

Tornar o aprendizado mais prazeroso, atraindo os estudantes por meio da produção audiovisual. Essa é a intenção do projeto Querô Na Escola, criado pelo Instituto Querô e aplicado na Rede Pública de Ensino de Santos, incentivando os alunos e educadores a produzirem vídeos com temas da sua comunidade, disciplinas escolares e abrindo diálogos com jovens […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Tornar o aprendizado mais prazeroso, atraindo os estudantes por meio da produção audiovisual. Essa é a intenção do projeto Querô Na Escola, criado pelo Instituto Querô e aplicado na Rede Pública de Ensino de Santos, incentivando os alunos e educadores a produzirem vídeos com temas da sua comunidade, disciplinas escolares e abrindo diálogos com jovens por meio de assuntos atuais. Este ano, as atividades começam na quarta (2), em 15 escolas públicas de Santos, sob a orientação da cientista social Juliana Crelier.
As oficinas são ministradas pelos jovens veteranos das Oficinas Querô, projeto de formação audiovisual e empreendedorismo. Eles visitam as escolas e ensinam um pouco do que aprenderam realizando mini-oficinas de cinema, mostrando como escrever um roteiro, falam de formatos, gêneros, movimentos de câmera, entre outros. Depois de produzirem o vídeo com os estudantes, divulgam no blog do projeto (queronaescola.blogspot.com), para continuarem conectados com todos os participantes, compartilhando as produções nas redes sociais e levando todo o conteúdo para a web – principal fonte de informação de jovens entre 14 a 17 anos.
“É legal porque não somos vistos como professores. É uma troca de idéias e flui de forma bem leve, tornando os assuntos mais interessantes”, explica Damaris Ribeiro (22). Ela passou a estudar Cinema e Audiovisual depois de participar das Oficinas Querô. Ao lado de seus amigos no Instituto, já dirigiu e produziu curtas-metragens e, hoje, participa de seminários de cultura para falar da dinâmica que aplica no Querô Na Escola.
Essa articulação, que envolve tecnologia, dinâmica entre jovens e temas educativos chama a atenção dos estudantes, que precisam pesquisar os assuntos, conversar com os professores, funcionários da escola, moradores do seu bairro e sua família, andando por esse caminho até chegar à conclusão do seu vídeo. Assim, se dá um aprendizado que não substitui o tradicional, mas acrescenta mostrando novas formas de passar conteúdo dentro da sala de aula.
“Passando por todas as áreas do conhecimento, o audiovisual também incentiva o jovem a trabalhar em equipe, praticando solidariedade e o bom relacionamento com o colega de classe. Valores que a escola precisa estimular”, comenta Valéria Vegas, da Seção de Projetos Educacionais Especiais, integrante do Departamento Pedagógico que orienta as escolas municipais de Santos.
O Projeto Querô Na Escola, criado em 2010, foi aprovado por mais um pelo Ministério da Cultura, que divulgou a seguinte declaração: “O projeto é completo (…) de caráter evidentemente social, emana toda sua positividade em articular a linguagem audiovisual, abrindo espaço de discussão entre educando e educadores. É grandioso e de contribuição ímpar para a sociedade (…)”. Em 2011, em parceria com a Secretaria de Educação de Santos, o projeto esteve em 17 escolas municipais, atendendo cerca de 1500 estudantes.
O Querô Na Escola é uma realização do Instituto Querô – Organização da sociedade civil de interesse público que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social. Para saber mais, acesse o site www.institutoquero.org. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.