Rebouças reúne cultura e esporte em museu | Boqnews

ETC

20 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Rebouças reúne cultura e esporte em museu

 (*) Michael Gil dos Santos A Praça do Rebouças, na Ponta da Praia, mantém o museu De Vaney, que mostra a história de Santos, do Brasil e do mundo desde a fundação da cidade, em 1536, sob os aspectos culturais e esportivos. O museu expõe todos os troféus que o município conquistou desde meados da […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 (*) Michael Gil dos Santos


A Praça do Rebouças, na Ponta da Praia, mantém o museu De Vaney, que mostra a história de Santos, do Brasil e do mundo desde a fundação da cidade, em 1536, sob os aspectos culturais e esportivos.


O museu expõe todos os troféus que o município conquistou desde meados da década de 30 e apresenta momentos importantes para a sociedade. Ele recebeu o nome do jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, também conhecido como De Vaney. O local herdou o nome do jornalista, pois ele auxiliou Santos a vencer o título de município mais esportivo do Brasil. A premiação foi ganha em 1955 e contou com seu trabalho para juntar documentos que provassem a força santista no esporte.


Andando pelos corredores, podem-se ver troféus e um grande acervo de títulos, objetos e fotos marcantes dos atletas e competições nas quais esportistas santistas obtiveram destaque. De frente para os troféus, está o quadro que contém todo conteúdo histórico.


 Este material mostra com exatidão o período de cada acontecimento, começando pelo trabalho de Martim Afonso até os dias de hoje,passando pela criação de cada ponto turístico de Santos, conquistas da humanidade, guerras mundiais e conflitos.


Por estar na Secretaria de Esportes de Santos (SEMES), a história do esporte não foi deixada de lado. São apresentadas as datas de criação de eventos esportivos, como de Olimpíadas e da FIFA (Fédération Internationale de Football Association),  entidade máxima do futebol, e seus torneios. Sobre o esporte na cidade, é mostrada a fundação do primeiro clube do Brasil, o Clube XV, de 1869, do Santos Futebol Clube e de todos os marcos importantes no âmbito esportivo municipal.


Serviço


O museu funciona de segunda a sexta, das 8 horas às 18h e a entrada é franca. Localiza-se à Praça Engenheiro José Rebouças, s/nº, Ponta da Praia. O telefone é: 3261-1989.


      Informações adicionais a respeito do local e sobre De Vaney, acesse o site: www.novomilenio.inf.br.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.