A renomada artista Ariádine Menezes estará em Santos no dia 18 de agosto para ministrar uma aula gratuita de paper cutting. A atividade acontece a partir das 10 horas na Fábrica de Cultura e integra o projeto santista Território Espaço Giro (TEG), que reserva 50% das vagas de suas atividades culturais para pessoas trans.
Portanto, Ariádine, que é santista, trabalha com a técnica milenar do paper cutting desde 2011. “O papel é especial por ser simples, acessível, ordinário. Acho muito interessante transformar algo banal assim em um item valioso. O tempo agrega esse valor”, explicou a artista.
Além disso, a técnica de paper cutting consiste em criar cortes no papel para formar figuras e é uma arte tradicional com raízes na China, que remonta ao tempo em que o papel teve invenção, em 105 d.C. Dessa forma, as possibilidades de formas e desenhos são vastas, e os trabalhos podem variar de pequenas figuras a gigantescos painéis que levam meses para serem concluídos.
Atividades
Além da oficina de paper cutting, as atividades mensais do TEG incluem oficina de circo, oficina de permacultura e construção de horta, cineclube, sarau de leitura, oficina de escrita e o EnconTrans – um encontro de pessoas trans da região para construção de rede, além de outras atividades.
Assim, as inscrições para a oficina de paper cutting podem ser realizadas através do link. Todo o material necessário para a realização da oficina será oferecido pela produção do projeto. Serão disponibilizadas 20 vagas no total, sendo dez reservadas para pessoas transgêneros. Também é possível requerer a presença de um intérprete em LIBRAS através do mesmo link de inscrição. A Fábrica de Cultura fica na Praça dos Andradas, s/nº, no Centro.
Não é necessária inscrição prévia para a maioria das atividades do projeto. Toda a programação e as inscrições para as atividades que exigem cadastro são disponibilizadas mensalmente no perfil do Instagram da La Barca Cultural
Para saber mais sobre o trabalho de Ariádine Menezes, acesse o Instagram
Sobre o Território Espaço Giro (TEG)
O Território Espaço Giro (TEG) é um projeto desenvolvido pela La Barca Cultural e contemplado pelo Edital Paulo Gustavo do Estado de SP, Nº 24/2023, Pontos de Cultura e Territórios Culturais. Com apoio de entidades como Prefeitura Municipal de Santos, Instituto Procomum, Fábrica de Cultura, Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), a iniciativa visa fomentar a expressão cultural e a integração social, especialmente da comunidade trans da Baixada Santista.
Até abril de 2025, o TEG oferecerá mais de 1.200 vagas em atividades artísticas e culturais com oficinas, encontros e espetáculos, com 50% das vagas reservadas para a comunidade trans e abertas ao público em geral.
Oficina de paper cutting com Ariádine Menezes
Data: 18/08
Horário: A partir das 10 horas
Local: Fábrica de Cultura de Santos
Endereço: Praça dos Andradas, s/nº
Inscrição através do link