Roteiro religioso | Boqnews

ETC

06 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Roteiro religioso

Unir cultura, lazer e religião. Por intermédio de um passeio temático pelo Centro Histórico de Santos é possível, graças às visitas monitoradas, conhecer um pouco mais sobre os segredos e história das seguintes igrejas seculares: Catedral, Ordem do Carmo, Rosário e Valongo. O ponto comum entre elas é que, além da riqueza arquitetônica, existe uma  […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Unir cultura, lazer e religião. Por intermédio de um passeio temático pelo Centro Histórico de Santos é possível, graças às visitas monitoradas, conhecer um pouco mais sobre os segredos e história das seguintes igrejas seculares:

Catedral, Ordem do Carmo, Rosário e Valongo. O ponto comum entre elas é que, além da riqueza arquitetônica, existe uma  enorme bagagem histórica em cada uma.



Na Catedral, (Praça José Bonifácio, s/nº), por exemplo, os visitantes podem admirar detalhes traçados pelo engenheiro prussiano Maximiliano Hell. Um dos destaques é a torre (agulha gótica) que abriga um carrilhão de sete sinos e a cúpula renascentista.

Já a igreja da Ordem Primeira do Carmo (Praça Barão do Rio Branco, 16) exalta o estilo barroco como destaque. Embora erguida 150 anos antes do templo da Ordem Terceira, une-se a esta por meio da torre com campanário. Todo segundo domingo do mês, a missa das 11 horas é acompanhada por canto gregoriano. Além disso, o interior da igreja é decorado com telas do artista Benedicto Calixto.

Localizada à Praça Rui Barbosa, s/nº, a igreja do Rosário teve origem na capela onde se escondiam escravos foragidos. Por um beco, (onde hoje localiza-se à Rua Vasconcelos Tavares), eles costumavam fugir para o quilombo do Jabaquara.

A igreja do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº) é um importante exemplar das construções organizadas pelos padres franciscanos. A entrada é formada por três arcos romanos, com frontão ondulado e guirlandas na fachada em estilo barroco do século XVIII.

A guia de turismo, Aparecida Correia, destaca o aspecto cultural do roteiro. “Não são passeios de cunho exclusivamente religioso. Se fosse turismo religioso em si, seria como Aparecida do Norte, com procissões de fé”, ressalta a profissional.

Segundo ela, o público é variado, de todas as idades e a procura também é grande. “Rebemos alunos de escolas municipais, universidades e turistas cotidianos, além de grupos grandes, partes de excursões de várias cidades do País”, frisa.

Vovô Sabe Tudo

Os monitores que acompanham o trajeto integram o programa Vovô sabe tudo, da Secretaria de Assistência Social. Eles são selecionados e treinados para acompanhar as visitas. “Vale lembrar que nenhum deles é historiador, nem especialista, porém eles são ótimos. Empenhados, estudam por conta própria e são sempre elogiados por todos que participam do roteiro”, diz.

Porém, ela confessa que muitos visitantes acabam encontrando  conforto espiritual nas igrejas. “Acontece muitas vezes de alguns vovôs e vovós se tornarem ouvintes e conselheiros após as visitas. As pessoas acabam desabafando, orando e se sentem acolhidas… Ou seja, mesmo os inicialmente atraídos pela curiosidade, às vezes, acabam tendo a religiosidade despertada”, destaca.

Uma curiosidade, segundo Aparecida, são os estrangeiros que participam do passeio. “Eles ficam encantados. Como estão acostumados a grandes templos religiosos europeus, acabam sendo surpreendidos ao chegarem a Santos e encontrarem majestosas igrejas, recheadas de histórias”, salienta.

As igrejas são abertas ao público diariamente, porém o horário é sujeito a alterações por respeitar as atividades de cada um. Para quem se interessar pelo roteiro cultural religioso, os passeios devem ser agendados pelo Disk-Tour: 0800-173887, das 8 às 20 horas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.