Saguis ameaçados de extinção são novos habitantes do Orquidário de Santos | Boqnews
Foto: Francisco Arrais

Meio Ambiente

28 DE OUTUBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Saguis ameaçados de extinção são novos habitantes do Orquidário de Santos

Orquidário foi aceito pelo Instituto Chico Mendes para receber os animais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Zeus e Zion são novos moradores de Santos. Eles estão na Cidade há pouco mais de 10 dias, mas com sua agilidade e curiosidade, prometem ser bem conhecidos na área do José Menino.

Sendo assim, eles formam a dupla de saguis-da-serra-escuro, nascidos em cativeiro, que chegaram ao Orquidário neste mês. E depois de um período de adaptação, já podem ser vistos pelos visitantes do parque municipal.

Nativos da Mata Atlântica, são uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no mundo. Eles chegaram ao Município por meio de um programa nacional de reprodução em cativeiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Desse modo, o Orquidário se candidatou para fazer parte do programa e foi aceito para receber esses dois indivíduos machos. “Fomos escolhidos justamente por já termos experiência em outras espécies de primatas, por sermos referência na região e pela equipe técnica”, afirma a bióloga do parque, Ana Beatriz Alarcon Comelli.

Foto: Francisco Arrais

A bióloga destaca que o parque já faz parte do programa nacional de conservação de espécies, com o papagaio-de-cara-roxa. “Esse é um trabalho muito importante, pois eles estão aqui com o propósito de preservar a espécie, de ter uma reserva genética e uma população pura em cativeiro”, explica a especialista.

Nos primeiros dias, os animais ficaram isolados no recinto e, aos poucos, o local foi sendo aberto. Na última etapa de adaptação, que aconteceu na quarta-feira (25), o espaço teve o tapume da parte da frente retirado, para que o público pudesse vê-los, através de vidro, e que eles se adaptem à movimentação de visitantes. “Foi um período bem tranquilo. Eles estão se alimentando bem e não demonstram medo do ambiente e nem dos tratadores”, conta a bióloga.

Zeus tem 4 anos e Zion, 3. Os saguis-da-serra-escuro costumam viver 15 anos e, adultos, pesam entre 300 e 450 gramas.

Na natureza, se alimentam de seiva, frutos e pequenos invertebrados. Já no parque, a dieta ganhou um item especial: a seiva foi substituída por goma, cujas balas passam por tratamento para que se retire todo o açúcar antes de serem consumidas.

Uma característica do seu rosto, que tem pelagem clara, lembra um pequeno crânio, em contraste com o pelo e o corpo todo escuro, deu a este animal o nome popular de sagui-caveirinha.

Eles vivem normalmente em áreas mais altas, distribuídos principalmente entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O risco de extinção se deve, além da perda de habitat, ao sagui-de-tufo-branco, que compete com os caveirinhas por recursos como comida e acabam cruzando entre si, o que causa a perda da espécie pura.

Além disso, a intenção do parque é receber também uma fêmea para fazer a reprodução em cativeiro destes primatas em Santos, o que será definido pelo ICMBio.

O Orquidário funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$10,00, em dinheiro ou cartão de débito.

Menores de sete anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Crianças entre oito e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento. A bilheteria fecha às 17h.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.