Saiba como se preparar para concretizar sonhos e projetos no próximo ano | Boqnews
Foto: Divulgação

Dicas

02 DE DEZEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como se preparar para concretizar sonhos e projetos no próximo ano

Especialista oferece dicas para não “bugar” a mente com o final do ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Parece clichê, mas não é que o ano voou mesmo! Ontem foi Carnaval e agora falta pouco para o ano terminar.

E nesse turbilhão de semanas, dias e horas, foi possível realizar o que estava na lista de metas para 2019?

O final do ano é sempre um período propício para fazer um balanço dos planos que traçamos e do que, de fato, foi possível tirar do papel.

Iniciar um curso, se exercitar, buscar um novo emprego, ter mais tempo livre… São tantas as metas, mas nem sempre conseguimos concretizar aquilo que projetamos.

Seja por falta de planejamento ou por não definirmos as prioridades.

Para te ajudar a encerrar 2019 de forma mais leve, sem aquele sentimento de frustração, e começar a planejar 2020, a coach sistêmica e especialista em Programa Neurolinguística (PNL) Elis Borsoi preparou algumas dicas.

Elis é especialista em “desbugar” mentes e afirma que é possível, sim, reprogramar nosso cérebro. Assim como fazemos com um computador, para que a mente trabalhe a favor dos nossos objetivos.

“Aproveite esse período para limpar sua mente de bugs, que são os bloqueios emocionais responsáveis por nossos padrões de pensamentos negativos repetitivos. Imagine que está reprogramando seu cérebro e comece a pensar em tudo que você quer para 2020. Podemos usar a mente para facilitar a realização dos nossos projetos, ao invés de nos limitar”, explica Elis, que desenvolveu o método Inner Dev. Este, detalhado no primeiro livro de sua autoria: Inner Dev – Como desbugar sua mente (Editora Albatroz).

Assim, é importante pensar no ano que se aproxima como uma nova oportunidade para se comprometer com o os próprios desejos

O que fazer

  • Faça uma reflexão sobre os objetivos ou sonhos que você desejava realizar em 2019.
  • Pegue um caderno, bloco de notas ou algum meio digital e faça duas listas: uma com os objetivos ou sonhos que você realizou e outra com os que você não conseguiu concretizar.
  • Agradeça e celebre por tudo o que você conseguiu transformar em realidade, por menor que tenha sido esse feito.
  • Dentre os objetivos não realizados, verifique quais ainda estão na sua lista de desejos, se fazem sentido para o atual momento da sua vida. Pode ser que você tenha mudado algumas prioridades ou valores e perceberá que esses objetivos não se alinham mais com este período da sua vida.

E ainda

  • Não sinta culpa pelo que não foi concretizado. Pense que você fez o que deveria fazer num determinado momento. Aceite que teve boas intenções quando fez algo que não foi favorável à realização desses objetivos e acolha isso no seu coração.
  • Se os objetivos não alcançados continuarem fazendo sentido na sua vida, pense e escreva os benefícios que vai obter com essa realização. Defina e escreva uma estratégia com bastante clareza nos detalhes, sobre o que você realmente fará para realizá-los em 2020.
  • Siga esses passos para criar uma nova realidade para 2020, com novas interpretações para os fatos que aconteceram na sua vida. Assim, aprendendo com seus erros e aceitando tudo como foi.
  • Comece o próximo ano criando trilhas diferentes na sua mente. Assim, para percorrer caminhos mais saudáveis até a realização de seus objetivos e sonhos.
  • Reavalie sempre a sua lista. Se for necessário, ajuste as metas, reveja prioridades e reforce a motivação para conquistar esses objetivos.
  • Lembre-se: tão importante quanto o destino é o caminho que você irá trilhar até a conquista dos seus sonhos!

Além disso, para facilitar o processo, Elis sugere dividir determinados sonhos em pequenos objetivos, com datas de início e término.

Pode ser o cuidado com o corpo e saúde; uma meta que incluirá reeducação alimentar; prática de atividade física; adoção de hábitos saudáveis na rotina etc.

“É importante celebrar as pequenas e as grandes conquistas. Se você pode sonhar, você pode planejar, realizar e, consequentemente, celebrar seus feitos”, incentiva ela.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.