Saiba como se proteger de notícias falsas | Boqnews

Tecnologia

13 DE ABRIL DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como se proteger de notícias falsas

Site derrubou matérias falsas, como a suposta contratação da TV Globo para o cantor Pablo Vittar, que apresentaria um programa infantil na emissora.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A disseminação de notícias falsas na internet tem se tornado cada vez mais comum.

Apenas no mês de abril até hoje (13), o dfndr security, app aplicativo antivírus da PSafe, impediu que mais de 320 mil usuários acessassem fake news – conteúdos inverídicos na internet.

E, na última semana, o mesmo app bloqueou mais de 110 mil acessos a uma matéria falsa do site O Detetive, que promove diversas notícias sensacionalistas sobre um suposto programa infantil da Rede Globo que seria apresentado pela artista Pablo Vittar.

“As fake news normalmente são escritas de modo a causar indignação do leitor. Desta maneira, em sua maioria, as pessoas acabam compartilhando a informação acreditando que estão ajudando a informar e combater o tema divulgado, sem se dar conta que, na verdade, estão contribuindo para que mais pessoas acreditem em algo inverídico” comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime.

Ainda de acordo com o especialista, a propagação de notícias falsas tem basicamente duas finalidades: ganhar acessos a determinada página, o que faz com que seu dono ganhe mais dinheiro com a exposição de anúncios, e manipular opinião pública, fazendo com que as pessoas acreditem no que é conveniente.

Elas costumam se espalhar via redes sociais e aplicativos de mensagens, às vezes via links para páginas, outras somente o texto e há casos que são somente via imagens de grande impacto.

Uma das notícias falsas foi a divulgação de contrato do cantor Pablo Vittar, que passaria a apresentar um programa infantil na TV Globo.

Eleições

Com a proximidade das eleições que acontecerão ainda este ano, o dfndr lab estima que o número de fake news que buscam manipular a opinião pública devem aumentar significativamente nos próximos meses, o que torna necessário um reforço por parte do usuário em checar se a fonte propagadora da informação é de fato confiável.

“Sempre ressaltamos a importância de o usuário checar a veracidade da informação antes de acreditar e compartilhar com sua rede de amigos. Esse processo deve ser feito não só com notícias, como também promoções e oportunidades que encontram pela internet”, finaliza Simoni.

Outra medida importante para evitar acreditar em falsas páginas na internet, é ter instalada solução de segurança que disponibiliza função de bloqueio anti-phishing, como o dfndr security, disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar e bloquear fontes não seguras que disseminam notícias falsas.

Na dúvida, também é possível usar a ferramenta de verificação de páginas do dfndr lab, no site http://www.dfndrlab.com.

Basta colar a página suspeita que a plataforma gratuita sinaliza que pode representar algum perigo ou não.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.