Neste sábado (9), a Seção de Captação de Órgãos e Tecidos de Santos (Secapt) realiza o evento ‘Diga Sim! Doe órgãos, doe vida!’, das 13h às 17h, na Praça do Aquário Municipal (Vereador Luiz La Scalla s/nº, Ponta da Praia).
Sendo assim, o objetivo é conscientizar para a doação de órgãos e tecidos para transplante por meio de apresentações musicais, exposições e muito mais.
Portanto, todos os participantes que levarem 1kg de alimento não-perecível ganharão brinde da campanha.
Artistas locais de MPB, rock e pop rock farão um tributo ao cantor e compositor Conrado Pouza, que faleceu no dia 19 de setembro em decorrência de complicações da covid-19. Ele tinha sido curado de leucemia aguda após receber uma doação de medula óssea do irmão, Bruno Pouza, e havia retornado aos palcos no último mês de julho. Engajado na campanha de doação de órgãos e tecidos, Conrado já havia confirmado participação no evento deste ano da Secapt.
Além disso, tradicionalmente, o evento de conscientização para a doação de órgãos e tecidos ocorre em Santos no mês de setembro, integrando a Campanha Setembro Verde. Em 2024, devido às eleições, foi transferido para novembro.
“Esta é mais uma oportunidade de promover o esclarecimento junto às pessoas que ainda têm dúvidas sobre como se tornar um doador de órgãos e se devem consentir a doação dos órgãos de um familiar. O Sistema Único de Saúde brasileiro é o maior sistema de captação e transplante de órgãos do mundo e tem uma capacidade incrível de ampliar ainda mais a sua atuação a partir do aumento das doações a quem necessita”, destaca o secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo.
Conscientização
Dessa forma, a Secapt tem em média 80% de índice de autorização familiar nas entrevistas realizadas para doação de órgãos e tecidos na rede municipal de saúde de Santos.
Portanto, hoje são mais de 43 mil pessoas aguardando transplante de órgãos no Brasil e mais de 29 mil aguardando transplante de córneas.
“Entendemos que a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos deva ocorrer o ano inteiro, pois a população deve saber que é necessária a autorização da família para ocorrer a doação. É de extrema importância que a pessoa manifeste em vida o seu desejo de ser doador e também reflita sobre a possibilidade de alguém próximo ou ela mesma necessitar de um transplante”, afirma Danielle Caliani Barbosa Machado, chefe da Secapt.
Programação
Além de ações de saúde, o evento contará com:
– Kombi Clube de Santos com as Kombi Homens para visitação.
– Exposição de Carros Antigos.
– Barraca do 11º Grupo de Escoteiros do Mar Carmo, com apresentação de suas rotinas e equipamentos para acampamento.
– Espaço Kids, com brincadeiras, brinquedos, Cosplays e outras atividades para as crianças.
Programação musical
14h – Kadu Abecassis
14h30 – Aline Albuquerque, Fernando Ferreira, LC Negão
15h – Digo Maransaldi
15h30 – André Sugaroni
16h – Kaddine e Paulo Faria
16h30 – Roger Guerra e Daniel Rodrigues
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) é apoiadora do evento. Os vereadores Fabrício Cardoso, Lincoln Reis e Rui de Rosis contribuíram com emendas parlamentares. Ao todo, houve a utilização de R$ 8.590,00 oriundos de emendas.
Cidade amiga do transplante
Santos é considerada Cidade Amiga dos Transplantes, pois é a única do País com uma seção própria, vinculada a uma Secretaria de Saúde, voltada à captação de órgãos e tecidos nos serviços de saúde municipais. Nos demais municípios brasileiros que contam com esse serviço, a captação é subordinada a hospitais.
A seção foi regulamentada por meio do decreto municipal 5.308/2009. A Secapt atua nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento do Município, como referência técnica na área de doação de órgãos e tecidos.
Dessa maneira, a educação em saúde é outra frente de trabalho da Secapt, que realiza capacitações rotineiras aos profissionais de saúde de unidades públicas e particulares da Baixada Santista. Além das escolas técnicas e cursos universitários da área da saúde.
Além disso, a Secapt também desenvolve ações junto à comunidade, com o objetivo de sensibilizar e esclarecer dúvidas.
Dessa forma, por meio de palestras e rodas de conversa em escolas, creches e empresas. Promove ainda sessões de cinema com filmes que abordam o tema.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.