Na próxima sexta-feira (22) até segunda (25), ocorre a Feira Literária de Santos no Salão Orquídea do Hotel Parque Balneário.
Desse modo, com programação gratuita, no próximo sábado (23), às 11h haverá a “Leitura para um novo tempo”, uma roda de conversa com a escritora, psicóloga e educadora Lúcia Teixeira e Marcelo Nocelli, escritor, professor e sócio editor da Editora Reformatório. A coordenação será de Sérgio Williams, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS).
A presença de grandes nomes da literatura nacional e regional, apresentações artísticas, rodas de conversa, lançamentos de livros e muita interação com os autores fazem parte da programação da feira, que tem tema “Se essa rua fosse minha… Santos nos encantos da leitura”. O evento é promovido pela Academia Santista de Letras, com abertura ao público a partir do dia 23.
Importância da escrita
Para Lúcia Teixeira, a escrita é mais uma forma de escutar os outros e aprender: “Dar poder àqueles que muitas vezes ainda não o têm, fazê-los protagonistas. Deixar com que a experiência da linguagem esteja em primeiro lugar, seja nos livros infantojuvenis, nos de Psicologia, de Educação, Literatura, nos diversos gêneros a que me dedico. Escutar as crianças, as mulheres, os que sofrem preconceitos, e perguntar os porquês. Escutar é um ato de coragem, em um mundo em que cada um fala para si mesmo ou para seus iguais.”
A escritora também destaca a importância da curiosidade leitora: “Saber mais, não se contentar com o óbvio, pesquisar em diversas áreas do conhecimento, contar histórias e deixar registradas para que não se apaguem, construir novos destinos. Cada leitor pode ter múltiplas leituras do que passou e do que será, além de construir novos finais. A literatura pode formar, transmitir pluralidade e ampliar a vontade de conhecer o outro, para cada um sair de si. Os livros oferecem diversas visões de humanidade, no desejo de ultrapassar os limites da condição humana.”
Entre outras destaques da programação estão Selma Caetano, referência em gestão cultural e coordenadora do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa; César Romão, escritor, consultor e especialista em leitura e intervenção social; Milena Ramires, pesquisadora com atuação nas áreas de literatura, cultura e sustentabilidade; José Santana Filho, escritor, e Nuno Cobra, preparador físico e escritor, com uma história que inspira reflexões sobre superação e transformação.
Lançamento de livro
O cotidiano, com seus momentos banais e extraordinários, é o pano de fundo que inspira a jornalista e escritora Taís Curi em seu novo livro OLHARES – Simples e Complexos. A obra será lançada no sábado (23), às 18h30, durante a Feira Literária de Santos, no estande da Academia Santista de Letras, no Parque Balneário Hotel.
Experiente como cronista e haicaista, Taís transforma o olhar atento sobre o dia a dia em narrativas que misturam emoção, reflexão e ironia. Para a autora, é no cotidiano que a vida acontece de forma imprevisível, contraditória e, por vezes, patética. “As urgências, os absurdos e as pequenas belezas esquecidas que atravessam o tempo presente podem conviver harmonicamente no palco da escrita”, afirma.
Literatura, cultura e sustentabilidade
Aliás, na segunda (25), às 13h, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, coordenará a oficina “Literatura, cultura e sustentabilidade”. Desse modo, contará com a participação do Dr. Marcelo Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Unisanta. Além dos professores Milena Ramirez (Oficina Mulheres do UMA) e Matheus Rotundo (Oficina O Mundo Marinho de A a Z).
Programa Jornal Enfoque
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.