Santuário do Valongo inaugura 22ª Exposição de Presépios | Boqnews
Foto: Divulgação

Exposição

01 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Santuário do Valongo inaugura 22ª Exposição de Presépios

Mais de 70 presépios poderão ser vistos a partir do dia 7 de dezembro, após a missa das 19 horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Exposição de Presépios InternacionaisEstá tudo pronto para a 22ª Exposição de Presépios Internacionais do Santuário Santo Antonio do Valongo, em Santos. Os mais de 70 presépios poderão ser vistos a partir do dia 7 de dezembro, após a missa das 19 horas, a ser celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, Frei André Becker, Frei Rozântimo Costa e Frei Hipólito Martendal.

Com o intuito de manifestar o amor no renascimento de Jesus em formas, cores e raças diferentes, a Mostra foi montada por artistas, voluntários e fieis da comunidade, em um ambiente climatizado e decorado. Dentre as inovações dessa edição, também poderão ser vistas as peças do acervo franciscano e outras internacionais, de cerâmica, madeira, resina, tecidos, vidros, argila, brinquedos e papelão.

Um dos destaques desse ano é o Presépio construído com material reciclado, feito por Antônio Ednaldo da Silva, mais conhecido como Berbela de Paraisópolis. O pernambucano, que mora em São Paulo há 14 anos, é conhecido pelo talento em fazer arte com materiais descartados.

A exposição é inspirada na antiga tradição dos Franciscanos, que a criaram no século XIII, na Itália, e foi trazida para Santos pelo Frei Rozântimo. É notório que o evento é muito aguardado pela comunidade e turistas. Na edição passada, mais de 15 mil pessoas visitaram a Mostra.

Ainda unindo arte e devoção, o artista plástico e fotógrafo Laurival Camargo também contribuirá para a vivacidade do evento. O responsável pelo Coletivo Photoclub F8 irá remontar o nascimento de Jesus, em dois diferentes presépios, o primeiro através de fotos e o segundo, de esculturas.

O ilustrador santista Leandro Shesko, outro destaque da ação, desenhou a Sagrada Família nas paredes do Santuário. Enquanto a artista plástica Márcia Teixeira fez o presépio de papel e Joaquim Lopes Cardoso da Silva, mais conhecido como Sr. Joaquim da Banca, usou palitos de cortina.

As imagens desenhadas em MDF foram feitas pelo caminhoneiro Anderson Camargo, que faz da arte um hobby. Já Wilson Pinto, além do presépio, fez a maquete detalhada da Igreja do Valongo e do Monte Serrat.

Outros materiais reciclados aparecem nos presépios do artista plástico Bruno Granato, de garrafas pet, e o das voluntárias Elaine Rodrigues e Elza Damaso, que usaram cápsulas de café. Em meio a criatividade, dedicação e fé, a Sagrada Família, montada pelo Movimento Interreligioso pela Cidadania, que fez o Presépio Ecumênico, também promete emocionar a todos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.