Semana da Cidadania | Boqnews

ETC

06 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Semana da Cidadania

A semana da Cidadania acontece entre os dias 06 a 08 de outubro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Visitas monitoras à área verde da Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande) organizada pelo Coletivo Composta e Cultiva ajuda a refletir sobre a gestão consciente dos resíduos, das 10h às 12 horas, acontecem de 06 a 08 de outubro.

Segundo um dos representantes do Composta, cuidar dos resíduos gerados é um dever de cada cidadão ou cidadã, pois protege a saúde coletiva, mantém a paisagem agradável, assegura o sustento das gerações futuras, gera empregos sustentáveis e combate a “cultura do descarte”.

Às 15 horas, o bate-papo será sobre a importância da Participação Cidadã sob o olhar do adolescente nas eleições.

A conversa terá a participação de Fabi Mesquita, jornalista e membra do Fórum da Cidadania de Santos e de Gustavo Prado Ignácio, da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Infância e Juventude (COJUV).

No Brasil, existem cerca de 50 milhões de jovens.

Uma parcela expressiva da população que está em idade ativa, mas que raramente é ouvida por aqueles que estão em espaços de tomada de decisão.

Segundo Fabi Mesquita, o voto é uma arma no sentido de ajudar esses jovens a se apoderarem de seu futuro, discutindo de forma qualificada os rumos de seu país, por meio da escolha de governantes que pautem e defendam assuntos de seu interesse.

No início da noite acontece a exibição do documentário “Mulheres da Maré: qual a cor das palafitas” resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Thais Helena Modesto Villar de Carvalho, estudante do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista.

Em seguida, Douglas Mateus, advogado e coordenador da OSC Concidadania – Consciência pela Cidadania media o debate com a autora.

O que motivou a estudante de serviço social, Thaís Helena a escolher esse tema foi que “os problemas habitacionais da minha comunidade e a concentração de pessoas negras vivenciado esta problemática”.

https://www.facebook.com/maria.duda.792303

@mendesdesignn

 

07/10- Participação e a importância dos Conselhos de Políticas Públicas

 

Um tema caro ao homenageado da semana – participação e representação nos Conselhos de Políticas Públicas inicia o debate sobre o conselho que queremos. Para além da importância do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania ser representado nos diversos espaços da Cidade é necessário que haja formação para que cada um e cada uma entenda o papel de cada conselho e seu funcionamento. São convidadas para essa conversa a pesquisadora Maria do Rosário Gomes, a Marô, e a professora Natália Ornela, do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No final da tarde, às 17 horas, Eliza Montrezol do Instituto Energia é a convidada para o lançamento da Carta Aberta sobre envelhecimento saudável em Santos, mediada por Marly Carvalho, membra do Conselho Municipal do Idoso de Santos. Um dos itens da carta é potencializar o protagonismo da terceira idade.

Às 19 horas, acontece a Sexta Cultural que recebe a cantora Klebi Nori (voz e violão), sobrinha do homenageado da Semana da Cidadania Sociólogo Celio Nori, cantora e compositora com sete álbuns e um DVD gravado e que tem a mpb em sua essência.

Acompanhada de seu violão canta seu trabalho e interpreta canções de compositores que aprecia. Durante a noite, contaremos ainda com a roda de bordado do Coletivo Linhas de Santos.

Arte: https://www.facebook.com/maria.duda.792303

 

08/10 – Encerramento da Semana da Cidadania

 

A programação começa às 10h, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande) com visita monitorada Gestão Consciente dos Resíduos e recebe o Projeto Leia Santos: um incentivo à leitura, das 15h às 19 horas.

Na parte da tarde, das 14h às 17h30 também tem debate sobre Juventude e Cidadania, mediado pela estudante do curso de Serviço Social Thaís Helena e o professor de História Jonathan Gomes de Souza e atividades culturais como Oficina de beatbox sobre as diferenças do movimento Free Style, Hip Hop e batalha de Rap, com o educador Big Z e sua companheira Roxanne.

A apresentação do Mc Claytinho encerra a programação na Associação de Moradores do Jardim São Manoel, projeto Sementes das Palafitas, no Caminho São Manoel, 35).

No início da noite a Estação recebe a cantora e compositora Becca e o cantor Luiz Cláudio de Santos que animarão o sábado. Entre uma apresentação e outra, contação de “causos”, especialidade do homenageado da Semana, o sociólogo Celio Nori.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.