SESC Santos realiza ciclo de cinema documental com presença do editor do CineZen | Boqnews

ETC

23 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

SESC Santos realiza ciclo de cinema documental com presença do editor do CineZen

O gênero documentário tem alcançado cada vez mais projeção entre os apreciadores da arte cinematográfica. Deixou de ser apenas registro utilizado em salas de aula, e tornou-se veículo de reflexão, capaz de despertar interesse no grande público, que, em muitas ocasiões, se enxerga na tela. Com o objetivo de discutir o cinema documental, através de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O gênero documentário tem alcançado cada vez mais projeção entre os apreciadores da arte cinematográfica. Deixou de ser apenas registro utilizado em salas de aula, e tornou-se veículo de reflexão, capaz de despertar interesse no grande público, que, em muitas ocasiões, se enxerga na tela.


Com o objetivo de discutir o cinema documental, através de quatro obras, o SESC Santos realizará, em todas as terças-feiras de junho, sempre às 19h30, com entrada franca, a série Documentários Comentados. Nela, serão apresentadas produções brasileiras e estrangeiras, que revelam a contundência e a excelência desse gênero. Após cada exibição, o público poderá participar de um bate-papo com o jornalista, crítico de cinema e editor do CineZen (www.cinezen.net) André Azenha, que incitará discussões sobre a diversidade de temas e opções estéticas das obras apresentadas.


Os filmes exibidos serão “A Marcha dos Pinguins” (07/06), “Jogo de Cena” (14/06), “Arquitetura da Destruição” (21/06) e “Santiago” (28/06). Com esse projeto, o SESC visa provocar no público a discussão a respeito dos temas abordados nessas obras. O convidado irá, além de comentar o longa em questão, estimular o debate entre os presentes. “Também é uma forma de mostrarmos o quão rico é o gênero documentário, que ao mesmo tempo retrata uma realidade e nos entrega diversas visões sobre ela. Convidamos as pessoas a participarem e expressarem suas opiniões sobre os filmes”, diz o Coordenador das áreas de cinema e cultura digital do SESC Santos, Sílvio Luiz.


“Os quatro documentários selecionados podem ser apreciados somente como cinema, mas também são capazes de gerar várias leituras sobre o mesmo tema. São obras premiadas, que conseguiram chamar a atenção da crítica, sim, mas principalmente cativaram o grande público. Com este projeto, mostraremos que o cinema documental pode transcender o limite entre especialistas e o público geral, ser ao mesmo tempo instigante e prazeroso e, a respeito dos filmes brasileiros, comprovar a competência do país para conceber obras nesse formato”, argumenta André Azenha.


Serviço:


Documentários comentados


A MARCHA DOS PINGUINS (França, 2005)
Quando: 07/06, terça-feira, 19h30
Sobre o filme: Direção de Luc Jacquet. Duração: 85 min. A longa jornada de sobrevivência de uma espécie: todo ano milhares de pinguins-imperadores se reúnem no deserto da Antártida para um breve período de acasalamento e de reprodução. Vencedor do Oscar de melhor documentário.
Onde: Auditório*
ENTRADA FRANCA


JOGO DE CENA (Brasil, 2007)
Quando: 14/06, terça-feira, 19h30
Sobre o filme: Direção de Eduardo Coutinho. Duração: 105 min. Neste filme, o jogo a ser jogado inclui pelo menos três camadas de representação: primeiro, personagens reais falam de sua própria vida; segundo, estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes, e, por fim, algumas atrizes se arriscam a fala de sua vida real. Venceu o prêmio de melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Onde: Auditório*
ENTRADA FRANCA


ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO (Suécia, 1989)
Quando: 21/06, terça-feira, 19h30
Sobre o filme: Direção de Peter Cohen. Duração: 121 min. Oferece uma abordagem pouco explorada entre as produções sobre o nazismo: o viés artístico por meio do qual Hitler quis impor seus princípios megalomaníacos de dominação. Mídia e cultura são apresentadas como elementos legitimadores da ideologia nazista, utilizados para justificar e estimular o massacre a judeus e a busca por um “embelezamento do mundo”, ainda que para tanto, fosse necessário a destruição deste mesmo mundo. Venceu o prêmio da crítica na Mostra Internacional de São Paulo e é considerado um clássico do gênero.
Onde: Auditório*
ENTRADA FRANCA


SANTIAGO (Brasil, 2006)
Quando: 28/06, terça-feira, 19h30
Sobre o filme: Direção de João Moreira Salles. Duração: 79 min. Parte das pitorescas histórias contadas pelo culto mordomo Santiago Badariotti Merlo para deflagrar as dificuldades encontradas pelo diretor – e ex-patrão de Santiago – João Moreira Salles, para lidar com suas memórias e, como consequência, com a linguagem documental. Entre a captação das imagens e a edição do filme se passaram 13 anos – o tempo necessário para o diretor refletir sobre aquele singular personagem de sua infância e, agora, de seu labor artístico. Foi eleito o melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – quando também ganhou pela melhor montagem – e no Festival de Miami.
Onde: Auditório*
ENTRADA FRANCA


* O SESC Santos fica na rua Conselheiro Ribas, 136, bairro Aparecida, Santos-SP. O auditório está localizado no térreo, em frente ao teatro. Contatos pelo email [email protected] e o telefone 13 3278-9800.


Sobre André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, poeta e formado em Roteiro pela Escola de Cinema de São Paulo. Foi repórter e colunista musical dos sites Scream & Yell, PoppyCorn (onde também escrevia sobre teatro e cinema), e nas revistas Dynamite e RockPress. Escreve sobre cinema desde 2005. A partir de então se tornou colaborador de alguns dos principais sites independentes de cultura pop do país e revistas como Pipoca Moderna e Mirante (Santos). Também colaborou com portais e jornais de Recife, Rio de Janeiro, Alagoas e interior de SP. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, Poesia a Quatro Mãos, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Em 2011, fez críticas de filmes para a revista Época São Paulo. Atualmente assina uma coluna, sempre às quartas-feiras, no portal do Curta Santos (www.curtasantos.com.br/blog). Criou o CineZen (www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br) em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”, evento beneficente realizado sempre nos aniversários do site, com o objetivo de estimular a discussão e a produção cultural. Escreve também no blog pessoal www.andreazenha.com.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.