Sesi traz peça baseada em obra de Guimarães Rosa | Boqnews

ETC

12 DE ABRIL DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Sesi traz peça baseada em obra de Guimarães Rosa

No sábado (17), às 20 horas, e domingo (18), às 19 horas, o SESI Santos apresentará, gratuitamente, a peça Primeiras Rosas, da Pia Fraus, com concepção de Beto Andreetta.  A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado. Baseada no livro […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


No sábado (17), às 20 horas, e domingo (18), às 19 horas, o SESI Santos apresentará, gratuitamente, a peça Primeiras Rosas, da Pia Fraus, com concepção de Beto Andreetta.  A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.


Baseada no livro Primeiras Estórias , escrito por Guimarães Rosa e publicado em 1962, a montagem é livre interpretação de quatro contos do livro: As Margens da Alegria, A Terceira Margem do Rio, O Cavalo que Bebia Cerveja e, como ligação entre eles, Seqüência.


Esta montagem, diferente de outros trabalhos da companhia, será formada por quatro quadros extraídos de quatro contos curtos do autor brasileiro e dirigidos por quatro diretores de diferentes formações e regiões, mas diretamente ligados ao teatro de bonecos.
Convidados pela companhia para trabalhar, cada um a sua maneira, na montagem dos quadros que culminam no enredo da montagem, o primeiro é Alexandre Fávero, da Cia. Lumbra (Porto Alegre-RS), que dirige As Margens da Alegria utilizando a técnica de teatro de sombras; já Miguel Vellinho, da PeQuod (Rio de Janeiro-RJ) trabalha a integração da interpretação de ator a um rigoroso trabalho de confecção e manipulação de bonecos para narrar A Terceira Margem do Rio; Carlos Lagoeiro, do Teatro Munganga (Holanda) utiliza pequenos bonecos manipulados em frente ao público e projetados em telões para contar a origem da história O Cavalo que Bebia Cerveja; e, por fim, Wanderley Piras, da Cia da Tribo (São Paulo-SP) costura esquetes, fragmentando Seqüência , a história de uma vaquinha que tenta retornar ao seu lugar de origem.


Cada quadro terá seu estilo de linguagem e técnica de manipulação de bonecos, variando entre manipulação direta e Cada quadro terá seu estilo de linguagem e técnica de manipulação de bonecos, variando entre manipulação direta e bunraku, além de teatro de sombras, projeções e puppet toys . Os quadros têm, também, uma estrutura independente, constituída por uma equipe de criação que conta com quatro diretores de arte diferentes, que construíram seus bonecos e materiais cênicos em diferentes lugares: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Holanda. Mais de 60 bonecos foram produzidos a partir de diversas técnicas de animação e serão manipulados por seis atores – com destaque para Sidnei Caria, ganhador do Prêmio APCA 2008 de melhor ator e Coca Cola FEMSA 2008 de melhor direção -, que revezam-se entre os vários personagens e contos retratados no espetáculo. Estará em cena, ainda, a figura do próprio Guimarães Rosa como personagem.


“Pretendemos criar várias leituras para esse universo tão rico do autor. Procuramos mostrar sensações que estes contos nos provocam. Não contamos as histórias tais como são, traçamos um universo paralelo com outras situações sugeridas pelo autor e que, normalmente, não são associadas ao seu trabalho”, conta Beto Andreetta, fundador da Pia Fraus e nome que também assina a concepção da montagem.


“O ambiente do interior do Brasil durante a construção de Brasília, caracterizado por sua transição entre o rural e o urbano, e a Segunda Guerra Mundial são exemplos de imagens pouco associadas à obra do autor, marcado principalmente por sua subjetividade e pela profunda representação do sertanejo, mas que refletem a vivência do próprio autor”, exemplifica.


Ele reitera que os contos serão trabalhados de forma não-linear e serão narrados com ênfase nas imagens, praticamente sem o uso da palavra, usada apenas em momentos específicos com o intuito mais de criar sonoridades do que de revelar contextos.


A iluminação foi criada pelo Renato Machado, iluminador carioca ganhador de vários prêmios, incluindo o Shell.


Devido à estrutura do espetáculo, no qual uma história permeia as outras, seu cenário foi concebido de maneira que facilitasse a movimentação entre uma cena e outra, tendo sido baseado no mobiliário clássico das antigas fazendas mineiras. As mesas, aparadores e camas servem de base para o desenvolvimento das cenas de teatro de animação.
Primeiras Rosas é uma das atividades em comemoração aos 25 anos do grupo, marcando também o retorno à pesquisa da obra de um autor brasileiro após 13 anos trabalhando com clássicos universais. “O que mais instiga o grupo é a dificuldade em alcançar a subjetividade proposta por Guimarães Rosa e transpor para o palco, corporalmente, suas inovações de estilo”, revela.
 



SERVIÇO:
Viagem Teatral 2010 – 1º Temporada


Espetáculo: Primeiras Rosas
Local : SESI Santos – Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Jardim Santa Maria.
Datas e horários: dias 17/04 (sábado), às 20 horas, e 18/04 (domingo), às 19 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.
Capacidade: 164 lugares


Gênero: teatro de animação adulto
Duração: 70 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: (13) 3203-4966

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.