Sinfônica e solistas internacionais se apresentam em noite de tango | Boqnews

ETC

28 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Sinfônica e solistas internacionais se apresentam em noite de tango

Na próxima terça-feira (2) a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, apresenta no Teatro Coliseu, às 20h30, o concerto Tango Forever. O espetáculo tem como solistas os músicos italianos Pierluigi Ruggiero (violoncelo) e Massiminiano Pitocco (bandoneon), que prometem encantar o público interpretando grandes clássicos do ritmo argentino. O […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na próxima terça-feira (2) a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, apresenta no Teatro Coliseu, às 20h30, o concerto Tango Forever. O espetáculo tem como solistas os músicos italianos Pierluigi Ruggiero (violoncelo) e Massiminiano Pitocco (bandoneon), que prometem encantar o público interpretando grandes clássicos do ritmo argentino.


O concerto, dividido em dois momentos, mostra, na primeira parte, obras de importantes nomes da música brasileira do século XX: Abertura Concertante Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Cinco Miniaturas Brasileiras, de Edmundo Villani Côrtes.


Na segunda etapa do programa o público confere os clássicos do tango. De Astor Piazzolla serão executadas Três Minutos por Una Realidad, Escualo, Inverno Porteño, Adios Nonino e Oblivion. Além dele, outros compositores serão homenageados na apresentação, como Angel Villoldo (autor de El Coclo) e Gerardo Rodríguez (criador de Cumparsita).


Os solistas convidados chegam à cidade com uma extensa carreira internacional. Ruggiero iniciou seus estudos com 11 anos, sendo aluno da Fiesole Music School, em Florença. Foi membro da Orquestra Sinfônica Jovem Italiana e em 2001, o único italiano a ganhar bolsa de estudos da Liszt Academy, em Budapeste. Atualmente pertence ao elenco da Italian Radio e Television, Vatican Radio entre outros. Também dirige a Associação Cultural Expressione d´Arte e a Italian Modern Ensemble.


Pitocco estudou acordeão em Paris e em Bari e graduou-se pelo National Higher Conservatory. Também é formado em órgão (Pescara) desde 1992. É frequentemente convidado para ministrar seminários e conferências. A experiência com o bandoneon e seu interesse pela obra de Piazzolla culminou na criação do Quarteto Four for Tango. É solista em diversas orquestras, apresentando-se em importantes teatros do mundo.


Gravou Ópera Maria de Buenos Aires. É professor do Conservatório Santa Cecília de Roma e da Academia Musical de Pescara. O concerto tem entrada franca. O Coliseu fica na Rua Amador Bueno, 237 – Centro Histórico. Informações: 3226-8000.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.