Teatro da ONG Tam Tam leva cultura brasileira a Portugal | Boqnews

ETC

03 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Teatro da ONG Tam Tam leva cultura brasileira a Portugal

As festas e as tradições da cultura popular brasileira foram levadas pela Associação Projeto Tam Tam a Portugal, no espetáculo teatral Só(is) Amar-elos. A entidade santista participou do 7º Festival Nacional de Teatro Especial, entre os últimos dias 23 e 28, em Abrantes, representando a cidade e o país com o que há de vanguarda […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As festas e as tradições da cultura popular brasileira foram levadas pela Associação Projeto Tam Tam a Portugal, no espetáculo teatral Só(is) Amar-elos. A entidade santista participou do 7º Festival Nacional de Teatro Especial, entre os últimos dias 23 e 28, em Abrantes, representando a cidade e o país com o que há de vanguarda artística e em inclusão social.


O evento, promovido pelo Cria (Centro de Recuperação e Integração de Abrantes), instituição que há 32 anos trabalha com a inclusão do deficiente na sociedade, reuniu grupos teatrais portugueses formados por atores com deficiência. A Tam Tam foi a única participante estrangeira.


No Cine Teatro São Pedro, o elenco – formado por atores profissionais e amadores dos projetos Encontros, Seis e Meia, Teatro Livre e Grupo Orgone – foi aplaudido de pé pelos portugueses, que destacaram a alegria brasileira. O presidente de honra da Tam Tam, Renato Di Renzo, destacou a troca cultural que a viagem proporcionou.


“Mostramos as influências dos descobridores, as raízes brasileiras e a esperança que se tira da dor de um povo. Da mesma forma que trouxemos história para contar, provocamos reflexões e novos olhares no povo português”. Para o presidente do Cria, Humberto Lopes, a participação brasileira enalteceu o evento. “Foi um grande salto. Temos muito a aprender uns com os outros”, disse.


Além do festival, a equipe realizou intervenção urbana pelas ruas de Abrantes, participou de palestras no Cria e conheceu as instalações da entidade, como o Lar Residência, onde moram 18 deficientes. O grupo ainda visitou o prefeito daquela cidade, Nelson de Carvalho, que saudou a presença da Tam TAM em Portugal. A comitiva ainda conheceu o Santuário de Fátima, a Serra da Estrela e a cidade de Constância, além de conceder entrevistas à RTP (Rede de Televisão Portuguesa) e à Rádio Antena Livre.


A organização do festival deu hospedagem, alimentação, transporte local e equipamento de som e luz. As passagens aéreas foram viabilizadas pela prefeitura de Santos e pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC (Ministério da Cultura). A viagem ainda teve apoio da Agência de Viagens Vasco da Gama, empresa Vital Card, Comgás, Caliman Lolita, Gráfica Demar e Visarq – Computação Gráfica.


Rolidei
Nesta sexta-feira (3), a Tam Tam retoma suas atividades teatrais e musicais no Espaço Sociocultural Café Teatro Rolidei, com a estreia da banda de rock Mustakio, a partir das 22h, no projeto Rolidei Brod-uêi Chôu. No sábado (4), no mesmo horário, haverá a festa De volta pra casa, com apresentações do Orgone e da banda Koala Joe. O Rolidei fica no 3º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Mais informações: www.tamtam.art.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.