Torero e Pimenta lançam “O Evangelho de Barrabás” em Santos | Boqnews

ETC

09 DE SETEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Torero e Pimenta lançam “O Evangelho de Barrabás” em Santos

Ateus convictos José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta mergulharam fundo no Segundo Testamento para escrever O Evangelho de Barrabás. Mas se engana quem pensa que a dupla se rendeu às apologias bíblicas. A obra, que marca a volta de Torero aos projetos históricos, chega às livrarias recheada de argumentos divertidos que narram a vida […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ateus convictos José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta mergulharam fundo no Segundo Testamento para escrever O Evangelho de Barrabás. Mas se engana quem pensa que a dupla se rendeu às apologias bíblicas. A obra, que marca a volta de Torero aos projetos históricos, chega às livrarias recheada de argumentos divertidos que narram a vida de um personagem, no mínimo, curioso.


Tudo começa com Jesus de Nazaré sendo acusado pelos sacerdotes judeus perante Pôncio Pilatos, que o interroga sem encontrar motivos para sua condenação. Pressionado pelo povo que assistia ao julgamento, Pilatos manda trazer o prisioneiro Jesus Barrabás, ladrão e assassino condenado à morte e, valendo-se de uma suposta tradição judaica, pede aos presentes que escolham entre os dois qual será crucificado. O final dessa história todos conhecem, mas a dupla de escritores vai além do óbvio e revela que a humanidade releva quase tudo, menos a ausência de algo para idolatrar.


Torero e Pimenta conseguem tirar da Bíblia informações que ajudam a reconstituir histórias interessantes como a de Barrabás, que entra para os relatos do Livro sagrado pela porta dos fundos, como inimigo dos romanos, e sai como messias, por puro acaso. “Era um cara mais conhecido, famoso e querido que Jesus, tanto que foi salvo”, explica Torero.  O resultado é uma aventura em tom de parodia, cheia de humor e marcada por reviravoltas que prende a atenção do leitor.


“Este livro é muito mais sobre crentes do que sobre religião. Tenho inveja de quem tem fé. No fundo é desolador ser ateu. Minha mãe, por exemplo, que é astróloga indiana, me acha uma besta”, diverte-se Torero. Há três anos, quando tiveram a idéia do livro, ele e o parceiro Marcus Aurelius Pimenta, por sua vez filho de pastor, pensavam no título A Bíblia de Rozemberg. “Quando lemos a notícia da descoberta do evangelho de Judas, mudamos de idéia e escolhemos Barrabás como protagonista, um personagem riquíssimo, com pelos menos quatro denominações históricas: assassino, ladrão, salteador e revolucionário” conta Torero.


Sobre os autores


José Roberto Torero nasceu em 1963, em Santos. É escritor, cineasta, roteirista e jornalista. É autor 11 roteiros, 6 curtas-metragens e de 23 livros, entre eles “O Chalaça” que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1995. Sua mãe é seguidora do mestre indiano Sai Baba.


Marcus Aurelius Pimenta, paulistano do Brás, é jornalista, roteirista e escritor. Em parceria com Torero escreveu nove livros. Seu pai era um pastor presbiteriano.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.