Trajetória de Padre Paulo é tema de documentário | Boqnews

Sétima Arte

14 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Trajetória de Padre Paulo é tema de documentário

Confira entrevista com o diretor e roteirista do documentário, Fabiano Keller

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
padrePaulo

Padre Paulo

A vida do vicentino Padre Paulo será documentada em vídeo nas próximas semanas. O religioso é o antigo pároco da Igreja Matriz de São Vicente e um dos principais incentivadores da fundação da escola de samba santista que leva o nome dele. No comando das lentes está o Noise Coletivo, grupo de jovens que desenvolvem trabalhos audiovisuais na região.

O documentário – que já tem data para ser exibido (15 de dezembro – dia em que o personagem completaria 90 anos) – terá sessão de estreia no Cine Roxy de São Vicente, um dos parceiros do projeto.

E como além de ideias, também é necessário verba para realizar o filme, o Noise Coletivo criou uma campanha digital, no Kickante, onde qualquer pessoa pode contribuir com a produção do documentário Padre Paulo – 90 anos. São seis apoios, a partir de R$15, com recompensas e contrapartidas a quem colaborar pelo www.kickante.com.br/campanhas/documentario-padre-paulo-90-anos.

Confira entrevista com o roteirista e diretor do documentário Fabiano Keller:


Como surgiu a ideia do documentário?

A ideia foi um convite de um amigo meu, chamado Ricardo Graciano, que sempre foi ligado à Igreja Matriz, e foi muito próximo ao Padre Paulo (Padre Paulo foi padrinho de crisma dele). Ele me procurou perguntando se eu não tinha interesse em contar a história do Padre Paulo em um filme, e casou que eu tinha acabado um projeto anterior, e com o aniversário de 90 anos de nascimento do Padre, que seria em 15 de dezembro, tudo acabou culminando para eu abraçar o projeto e começar a escrever.

unnamed (1)

Fabiano Keller (a esquerda) durante gravação para documentário

Qual será a linguagem do filme?
Vamos usar o depoimento do primo do Padre Paulo, Ricardo Horneaux, como condutor da narrativa, que vai começar com o trabalho do Padre nas casas populares do Macuco, passando pela fundação da Igreja de São Jorge Mártir e a escola de samba. Depois vamos focar na transferência do Padre para a Matriz de São Vicente, cidade onde ele nasceu, e sonho que ele sempre teve em assumir esta paróquia. Passamos para a aposentadoria dele, quando ficou realizando missas em uma capela do Catiapoã, que foi construída com apoio de populares para este fim, e depois o final de sua vida na Casa São José, asilo da Igreja. Este depoimento principal vai ser costurado por depoimentos de pessoas que tiveram contato direto com o Padre nestas diversas passagens, e vamos ilustrar com fotos que essas pessoas tem em seus arquivos pessoais.

Qual a expectativa da campanha que criaram para arrecadação dos recursos?
Com quase 3 semanas de campanha, conseguimos perto de 7% do total que estamos arrecadando. Esperamos que a divulgação que a mídia tem feito do filme ajude a divulgar mais o projeto e, consequentemente, atraia mais pessoas que tenham alguma ligação com o Padre, e que queiram nos ajudar a contar a história dele em um belo filme. Além das doações espontâneas pela campanha na internet, já conseguimos também alguns apoios financeiros de empresas de São Vicente como Clínica Média Boa Vista, Torre Grill, Danielle Restaurante e Degustti. Além do Cine Roxy, que gentilmente nos cedeu uma sala no Shopping de São Vicente, para uma exibição no dia 15 de dezembro, aniversário de 90 anos do nascimento do Padre.

Como avalia a produção audiovisual na região e a valorização do trabalho que esta sendo desenvolvido?
A Baixada Santista tem muita gente boa produzindo audiovisual, com conteúdo de qualidade, sendo exibido e premiado em festivais por todo o país. Acredito que faltem boas iniciativas para ajudar na distribuição deste conteúdo pela região, com salas ou sessões que possam exibir estes filmes, que em sua maioria são curtas metragens, e não encontram espaço para serem exibidos.

Confira vídeo da campanha no site Kickante:

Equipe Noise Coletivo
Fabiano Keller – direção e roteiro
Caroline Fernandes – produção
Victor Santos – fotografia
Lucas Onofre – assistente de produção
Cássio Santos – sonorização
Bruno Nunes – assessoria de imprensa
​Betinho Neto – designer​

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.