Uma data para não perder Pagu | Boqnews
Divulgação

12 de dezembro

09 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Uma data para não perder Pagu

Com mais de 20 anos de pesquisa da biógrafa de Pagu, Lúcia Teixeira, o Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP) mantém um acervo com o legado

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Pagu

Patrícia Galvão partiu no dia 12 de dezembro de 1962, deixando um legado imenso. Foto: Divulgação

Há 52 anos o mundo perdeu uma de suas maiores precursoras das lutas sociais e idealizadora da disseminação da cultura. Patrícia Galvão partiu no dia 12 de dezembro de 1962, deixando um legado imenso de ideias, histórias, arte e muita literatura e teatro. Com mais de 20 anos de pesquisa da biógrafa de Pagu, Lúcia Teixeira, o Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP) mantém um acervo com esse legado, contendo mais de 3 mil documentos inéditos e digitalizados, fruto dessa investigação.

Além de acondicionar e manter todo esse material à disposição de estudantes e pesquisadores, o Centro trabalha diariamente na divulgação e disseminação de toda vida e obra da musa do modernismo. Logo, é utilizado e solicitado por muitas editoras e autores para novas obras sobre História, Literatura, Cultura e Comportamento. Entre eles, o livro recém lançado de Augusto de Campos sobre Pagu, que conta com várias contribuições de Lúcia, por meio de imagens do acervo.

Lúcia acredita que “a data é mais um momento importante para ressaltar a mulher de vanguarda, a jornalista, a pioneira no estilo pós-moderno de agir e encarar o mundo e amante da Cidade de Santos, que foi Pagu. Nosso trabalho no CEP Unisanta é revigorante, pois atendemos estudantes e pesquisadores do País e do mundo, que chegam ansiosos. Iniciamos a disseminação sobre a obra de Pagu em 1988. São inúmeros leitores, em muitas mídias, que atingem mais de 600 000 pessoas”, diz Lúcia.

“No CEP Unisanta já foram atendidas de forma direta cerca de 70 mil pessoas na Universidade e pelo site, além de palestras, eventos culturais, debates e exposições que fizemos por todo Brasil ao logo de todos esses anos, possibilitando a divulgação desse conhecimento”, conta a pesquisadora.

Lúcia é autora da trilogia composta por “Viva Pagu”, indicado para o prêmio Jabuti, “Pagu- Livre na imaginação, no espaço e no tempo” ( livro e filme, ganhador da Prêmio da Jornada Internacional de Cinema da Bahia), além de ” Croquis de Pagu”, obras fundamentais para entender essa figura emblemática e momentos cruciais da vida brasileira.

CEP Unisanta
O Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, reúne cerca de três mil arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inédita. Colabora assim para difundir para todo o País essa memória, da qual é o depositário. O Centro foi fundado em 2005, pela escritora e presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira. Constitui-se de material resultante de pesquisa por ela iniciada em 1987, a partir de seu primeiro livro sobre Pagu, “Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo” (Editora Unisanta, 1988), transformado depois em filme, em 2001, ganhador do prêmio Exu Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (sob a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara), ao qual se seguiram obras como “Croquis de Pagu” (Unisanta/Cortez Editoras, 2004) e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” (Imprensa Oficial e Unisanta, 2010), finalista do Prêmio Jabuti.. Deste último participa como coautor Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e de Geraldo Ferraz.​


Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.