Unaerp completa 94 anos em Ribeirão Preto e 19 no campus Guarujá | Boqnews

Ensino superior

29 DE JUNHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Unaerp completa 94 anos em Ribeirão Preto e 19 no campus Guarujá

O campus da Unaerp em Guarujá completa 19 anos de atividades neste sábado (30), tendo forte atuação social com mais de 500 mil atendimentos anuais.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Unaerp está completando neste mês  94 anos de atuação no ensino superior e 19 anos de implantação do Campus Guarujá.

Além disso, a instituição foi a primeira de ensino superior particular do interior paulista.

Fundada em 1º. de junho de 1924 como Sociedade Escola de Pharmacia e Odontologia de Ribeirão Preto por um grupo de idealistas profissionais de saúde, intelectuais e educadores, desde sua implantação tinha como objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e cultural.

A trajetória da Unaerp foi marcada por ciclos de evolução, principalmente a partir de 1959, quando o professor Electro Bonini (1913 – 2011) assumiu a administração da entidade.

Novos cursos foram implantados, dentre eles a tradicional Faculdade de Direito “Laudo de Camargo”.

Assim, um novo campus universitário foi construído na década de 70 para abrigar a expansão das atividades acadêmicas.

Outro importante marco foi o seu reconhecimento como Universidade em 1985, passando a denominar-se Universidade de Ribeirão Preto.

Liderada pela reitora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, a Unaerp iniciava naquele momento um período de desafios com a implementação de novos cursos, como o de Medicina, que tem hoje Conceito 4 no CPC/MEC e é o nono melhor curso particular do estado de São Paulo e está entre os 13 aprovados pelo Cremesp 2017.

Na área de pesquisas, a Unaerp, especialmente após o início da década de 1980, mantém projetos de financiamento próprio e com principais órgãos de fomento como o CNPq, Fapesp, Finep e Capes, e investe em modernos laboratórios e centros de estudos, aliados a pesquisadores de alto nível.

Por sua vez, seus programas de mestrado e doutorado são avaliados pelas Capes com Conceito 5 e 4 e formam pessoal de alto nível para atuar em altos postos nas áreas de implemento do mercado, assim como nos principais institutos e setores de pesquisa acadêmica.

Reitora Elmara Bonini, responsável pelos campus em Ribeirão Preto e Guarujá. Foto: Divulgação

Baixada Santista

Assim, em 30 de junho de 1999, em parceria com a Fundação Fernando Lee, a Unaerp chegou ao litoral paulista, com a implantação do seu campus em Guarujá no antigo prédio que estava abandonado e seria a futura sede da Prefeitura local.

Desta forma, o impacto da Unaerp em Guarujá e região é fruto da relação constante com a comunidade, por meio da atuação do Núcleo de Projetos Sociais da Unaerp Guarujá e pela Rede UNAERP de Serviços à Comunidade, com mais de 500 mil atendimentos anuais.

Por esta atuação, a Unaerp foi reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o selo Instituição Socialmente Responsável.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.