ETC
Seu bolso

Use essas dicas para economizar energia em casa

Com as contas de energia cada vez mais caras, é necessário buscar maneiras de economizar; pequenas mudanças no dia a dia podem colaborar com isso

16 de novembro de 2020 - 17:46

Da Assessoria

Compartilhe

 

As lâmpadas que não são de LED costumam gerar um gasto de energia mais alto. Foto: Free-Photos/Pixabay

 

Com a chegada do verão e das altas temperaturas é muito comum que ocorra um aumento na conta de energia elétrica, já que são tomados mais banhos e há um maior uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.

Para equilibrar os gastos é necessário buscar maneiras de economizar energia e pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia podem colaborar para isso.

Então conheça abaixo quais são as melhores dicas para diminuir a conta de energia da sua casa.

1 – Troque as lâmpadas

As lâmpadas mais antigas são responsáveis por consumir uma boa parcela de energia elétrica.

Para eliminar esse problema o mais indicado é investir nas lâmpadas de LED, que consomem de 80 a 90% menos energia do que as convencionais.

Elas também têm a vantagem de gerar menos calor, não emitir raios infravermelhos nem ultravioletas e durar por anos.

 

2 – Aposte na iluminação natural

Por mais que a troca das lâmpadas já seja bastante positiva para a economia de energia, uma outra forma muito eficiente de conseguir isso é através da iluminação natural.

Caso você esteja construindo ou reformando pinte os cômodos com cores claras e invista em janelas e clarabóias para a casa.

Com isso, a própria luz de fora irá entrar nos ambientes e não será necessário acender as lâmpadas durante o dia.

 

3 – Ajuste a temperatura da geladeira

Toda geladeira conta com um termostato que permite controlar a temperatura do seu interior.

No verão é necessário deixá-la mais fria, porém no inverno não é preciso manter esse aparelho com a sua máxima capacidade de refrigerar.

Devido a isso, deve-se sempre ajustar o termostato de acordo com a época do ano.

Além disso, para uma maior eficiência da geladeira não é indicado forrar as prateleiras e nem colocar roupas para secar na parte traseira.

Isso porque essas duas ações fazem com que o aparelho realize um esforço extra para funcionar e acabam levando a um maior consumo de energia.

Também verifique se a borracha de vedação está bem conservada e não apresenta rachaduras e não coloque a geladeira e o fogão muito próximos.

 

4 – Somente ligue a máquina de lavar quando ela estiver cheia

Sempre que for lavar as suas roupas tente acumular o máximo possível para somente ligar a máquina de lavar quando ela estiver cheia.

Quando se utiliza esse eletrodoméstico com poucas peças e muitas vezes na semana há um gasto de energia bem maior do que quando ela é ligada apenas uma vez.

Outra dica é dar prioridade para que as roupas sequem no sol, ao invés da secadora, já que essa função de secar também aumenta o consumo de energia.

Inclusive, o mesmo vale para as máquinas de lava-louças.

 

5 – Cheque quanto de energia cada aparelho da sua casa consome

É muito comum que os aparelhos eletrônicos e elétricos tenham consumos de energia diferentes entre si.

Por isso é importante saber quais são os vilões da conta de energia para então substituí-los ou utilizá-los com uma menor frequência.

Para determinar qual é o consumo de cada aparelho elétrico existe o amperímetro, que é um equipamento que mede a intensidade das correntes elétricas.

Com ele é possível descobrir quais são os eletrodomésticos que mais geram gasto para você e então trocá-los por opções mais modernas e econômicas.

LEIA TAMBÉM: