Vacinação contra raiva para pets ocorre toda quarta em Santos | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

mundo pet

05 DE SETEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Vacinação contra raiva para pets ocorre toda quarta em Santos

Na última quarta-feira (3), 110 doses foram aplicadas, sendo 86 em cães e 24 em gatos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de manter a prevenção dos animais contra a raiva em dia, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetor oferece vacinação antirrábica aos pets de Santos todas as quartas-feiras, em um ponto fixo localizado na Avenida Rangel Pestana, 96 – Vila Mathias, das 9h às 12h.

Desse modo, na última quarta-feira (3), 110 doses foram aplicadas, sendo 86 em cães e 24 em gatos.

Munícipes devem apresentar apenas comprovante de residência para imunizar seu animal, que recebe um documento comprovando a aplicação da dose contra raiva. A injeção leva segundos e garante proteção por 12 meses.

Luís Antônio Santos, 52 anos, oficial de Controle Animal, aplicou as doses e detalhou a importância de realizar de forma intensificada a vacinação. “Há duas semanas, optamos pela vacinação em um dia específico sem a necessidade de agendamento, para aproveitar mais as doses”.

Pessoas em situação de rua que possuam animais de estimação também podem comparecer ao ponto de aplicação para proteger seus pets, recordou o servidor.

São considerados animais clinicamente suspeitos para raiva os que apresentam salivação abundante, dificuldade para engolir, paralisia nas patas traseiras no momento da agressão. Caso sofra um acidente com algum animal, é importante lavar a ferida com água e sabão em água corrente por dez minutos e, logo em seguida, procurar imediatamente a policlínica ou, a depender do dia e horário, a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

A conduta posterior a ser seguida será do médico durante atendimento, após avaliar o tipo de acidente (se leve ou grave) e o histórico do animal, se é conhecido, desconhecido, se aparentava estar doente.

A hidrofobia, popularmente conhecida como raiva, é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que costuma atacar o sistema nervoso. Entra no corpo por meio de uma lesão na pele, sendo transmitida por arranhões, mordidas e lambidas de mamíferos infectados com a doença, como cães, gatos, morcegos, saruês, entre outros. A raiva atinge o sistema nervoso até alcançar o cérebro, fase em que geralmente começam a aparecer os sintomas: mal estar, febre baixa, dor de cabeça e garganta, falta de apetite, vômitos e desconforto gastrointestinal.

A evolução da doença causa encefalite e outros sintomas, como hiperexcitabilidade, confusão mental, agressividade, alucinações e crises convulsivas. Assim como, espasmos musculares, produção excessiva de saliva, dificuldade para respirar e engolir e febre alta. Depois, o doente passa a ter hidrofonia, aerofonia e fotofobia, que são espasmos após contato com água, corrente de ar ou excesso de claridade. Por fim, o vírus traz paralisia, que evolui para coma e morte por parada respiratória.

Além disso, a raiva é fatal em praticamente 100% dos casos, com raras exceções no mundo.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.