Variedade de eventos culturais têm transformado o Centro Histórico | Boqnews
Arte: Mala

Santos

22 DE JULHO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Variedade de eventos culturais têm transformado o Centro Histórico

Neste final de semana acontece o 1º Santos Criativa Festival Geek e no próximo, a 6ª edição do Santos Jazz Festival

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Centro Histórico de Santos está passando por um momento de transformação: eventos culturais dos mais diversos gêneros têm agitado essa área da cidade que ainda enfrenta muitos desafios.

Há duas semanas, cerca de 48 mil pessoas prestigiaram o Festival Santos Café, que apresentou inúmeras programações ao público. Já neste final de semana, destaque para o 1º Santos Criativa Festival Geek e, a partir de quinta-feira (27), tem início a 6ª edição do Santos Jazz Festival.

Para o turismólogo e diretor da agência Parceiros do Turismo, Diogo Dias Fernandes Lopes, essa retomada do Centro como um espaço público, cultural e familiar se dá principalmente pelo sentimento de segurança. “Os turistas e munícipes estão se sentindo menos inseguros indo ao Centro. Isso estimula o movimento local”, explica. “Em comparação ao de São Paulo, o Centro de Santos é um local seguro e limpo. Lógico que ainda precisa ter mais estabelecimentos abertos, pois existem muitos restaurantes que fecham no final de semana”.

Por outro lado, o proprietário do restaurante Via Porto, Valdir do Nascimento Junior, acredita que se existir conversa entre produtores culturais e os estabelecimentos locais com certeza mais restaurantes abrirão nos dias de evento. “Dá para existir uma parceria, pois é uma forma de promoção. Hoje em dia existe o grupo Comércio do Centro de Santos, que promove conversas para promover melhorias. O diálogo é muito importante!”.

Valdir está há dois meses na região e acredita na retomada do local assim como na melhoria da economia do País. “O Centro ainda é o melhor lugar para fazer compras, então, para mim, é o melhor local para abrir um comércio. O movimento é bastante intenso.”, salienta.

Inovação

A organizadora do Santos Jazz Festival, Denise Covas, acredita que falta variação de bares e restaurantes que abram no período noturno. “O Centro é muito movimentado de segunda a sexta-feira durante o dia, mas carece de atrativos noturnos. O ideal seria que a gente tivesse na Rua XV e no entorno do Museu Pelé bares como existem na Lapa, no Rio de Janeiro”, diz.

Com base nas observações de Denise, as casas têm que transformar o espaço em entretenimento, com programações variadas. “O consumidor não quer ter a postura só passiva. Ele quer participar, ter experiências, ser também protagonista. Não quer somente sentar e comer se ele pode ir em outro lugar que possa fazer isso”.

Neste ano, além da programação musical, o Santos Jazz Festival, que acontece de 27 a 30 de julho, contará com foods trucks, além de espaço maker e outras novidades no Arcos do Valongo, um novo espaço cultural no Centro Histórico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.