Vida e obra de Gilberto Mendes será reverenciada no Sesc | Boqnews

Cultura Caiçara

14 DE MARÇO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Vida e obra de Gilberto Mendes será reverenciada no Sesc

A homenagem póstuma será realizada na cerimônia de abertura da 3ª Semana da Cultura Caiçara de Santos, que segue até o dia 21 de março.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A larga contribuição do maestro santista Gilberto Mendes à música de vanguarda e às outras áreas, como a literatura e a dança contemporânea, serão celebradas nesta terça-feira (15), às 20 horas, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). A homenagem póstuma será realizada na cerimônia de abertura da 3ª Semana da Cultura Caiçara de Santos, que segue até o dia 21 de março. Toda a programação é gratuita.

Nomeado de ‘Ivy Marã ey’ (‘A Terra sem Males’, em tupi-guarani), o evento contará com apresentações do músico erudito Lívio Tragtenberg, os coletivos de pesquisa artística Percutindo Mundos e Coletivo Caiçara, o autor e músico Danilo Nunes, o Boi de Conchas e o Coral Zanzalá de Cubatão. A entrada é franca e os convites podem ser retirados na terça-feira, na bilheteria do Sesc.

No mesmo dia, já estão previstas outras atividades. Às 12 horas, na Praça Mauá, acontecerá o teatro de rua ‘Mar Caiçara’, do Coletivo Caiçara. Já às 14 horas, o centro de convivência do Caruara recebe a oficina artística do instrumento musical ‘Rabeca Calunga’, ministrada por Galeno Malfatti. Sobrinho-neto da modernista Anita Malfatti, Galeno tem trabalhos variados nas artes, como pintor, escultor e músico.

Por sua vez, o Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida) sediará durante toda a semana a mostra itinerante ‘Memória Caiçara’. Trata-se de imagens desta cultura tradicional com curadoria do jornalista Sergio Willians e acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos. A visitação é gratuita.

Semana da Cultura Caiçara

Aprovada como Lei Municipal desde 2013, a 3ª Semana da Cultura Caiçara ocorre entre os dias 15 e 21 de março e presta homenagens póstumas ao maestro Gilberto Mendes e o artista plástico Telles. É uma realização da Prefeitura de Santos e conta com parceria da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Sesc Santos, Oficina Cultural Pagu e restaurantes da Cidade. Informações: https://fb.com/semanadaculturacaicara

Programação

Dias 15 a 21 de março
>> Shopping Praiamar – Mostra fotográfica ‘Memória Caiçara’, com curadoria de Sergio Willians e acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Dia 15 de março
>> 12h – Praça Mauá – Teatro de Rua ‘Mar Caiçara’, com Coletivo Caiçara;
>> 14h – Centro de Convivência de Caruara – Oficina de Rabeca Calunga, com Galeno Malfatti;
>> 20h – Sesc Santos – Abertura da Semana Caiçara ‘Ivy Marã ey’, com homenagem a Gilberto Mendes, com Livio Tragtenberg, Percutindo Mundos, Coral Zanzalá, Danilo Nunes, O Boi de Conchas e Coletivo Caiçara.

Dias 16 a 19 de março

>> 19h – Oficina Cultural Pagu – Oficina ‘Identidade Caiçara’, com Fátima Cristina Pires;

Dia 16 de março
>> 19h – Pizzaria 7ª Avenida – Apresentação de pizza com ingredientes caiçaras e degustação de cerveja Caiçara Homebrew (de grumixama e araçá);
>> 19h – Senaut (Sede Náutica) – Visita monitorada dos alunos da Senaut ao Orquidário Municipal;
>> 19h30 – Sesc Santos – Bate-papo ‘Percursos’ sobre mapeamento cultural com Ana Paula do Val e apresentação do projeto ‘Ramal Caiçara’;
>> 20h – MISS – Cine Caiçara, com seleção de curtas-metragens locais;
>> 20h – Oca Restaurante – Bate-papo ‘Café com Peixe’ sobre gastronomia caiçara com Christina Amorim e Daniel Stucchi.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.