O livro “Corpo em Silêncio” narra a história de violência sexual infantil de uma menina de nove anos, sofrimento guardado por algum tempo ela autora, Martina Salvo.
A obra autoficcional aborda assuntos relacionados ao abuso sexual, migração e abandono emocional. A obra encontra-se em pré-venda pelo site da editora Mondru (www.mondru.com/loja).
O lançamento acontece na terça-feira (8), na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2 | Gonzaga | Santos) e contará com a mediação de Flávia Saad, jornalista da Juicy Santos.
“Corpo em Silêncio” é o primeiro romance de Martina Salvo de Oliveira, jornalista e escritora. A obra é autoficcional, um gênero que ganhou mais destaque no Brasil após a francesa Annie Ernaux, especialista no formato, ganhar o Nobel de Literatura em 2022.
“Corpo em silêncio” é um convite à reflexão e uma leitura indispensável para quem busca entender as profundezas da dor e a luta por justiça, por meio de uma narrativa intimista, poética e reveladora.
“(…) Estupra, mas não mata (…)”. Essa frase reverbera após a leitura de “Corpo em Silêncio”, que narra em primeira pessoa as memórias de uma menina de nove anos, vítima de violência sexual, por parte de um vizinho.
A protagonista, sem nome, que bem poderia ser qualquer menina vítima desse delito, narra as suas vivências. Portanto, primeiro com recursos infantis e depois com uma voz mais adulta. Desse modo, que vai crescendo e ganhando força.
Dados 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, indicam que houve o registro de 75 mil casos de estupro no Brasil, 89% são do sexo feminino, e 61% das vítimas têm menos de 13 anos. Em 86% dos registos, os agressores são pessoas conhecidas.
História
A narrativa inicia-se com a protagonista prestes a mudar de país, do Brasil para o Chile. O que aparenta ser o começo de uma nova vida, ganha contornos sombrios quando ela decide registar no seu diário os detalhes do seu cotidiano.
Na sua busca por poder descrever em palavras as suas vivências, a protagonista, gradualmente, transforma o seu sussurro num grito poderoso: o estuprador é você!
“Este livro pode ser lido como uma novela, uma denúncia, ou memórias, porque é tudo isso. Em primeira pessoa, a menina e depois a mulher conta o que tantos sentem vergonha de falar, escreve pelas pessoas que não podem, e mostra o que muitos não querem ver,” comenta Jeferson Barbosa, editor-chefe da Mondru, editora responsável pelo lançamento.
“Martina usa uma prosa poderosa e poética para revelar os segredos mais dolorosos de sua infância e para fazer justiça por ela e por todas nós”, diz Belén López Peiró, jornalista e escritora argentina, autora de “Por que você voltava todo verão”.
Sobre a autora
Martina Salvo de Oliveira (São Paulo, Brasil) é jornalista e Mestre em História e Relações Internacionais. Com vasta experiência como comunicadora em meios de comunicação impressos e como apresentadora de programas documentais na televisão, também desempenhou papéis importantes como assessora de comunicação em Ministérios e Organizações Internacionais. Além disso, é autora de diversos contos publicados, sendo “Corpo em silêncio” seu primeiro romance.
Sobre o livro
“Corpo em silêncio” narra a viagem emocional de uma menina presa entre duas realidades, uma aparente onde tudo está bem. E uma real onde está quebrada.
Desse modo, criada entre o Brasil e o Chile, com uma viagem e mudança de vida que chega de repente, ela é assombrada por memórias sombrias e lembranças ocultas em sua mente. Dessa forma, que tenta desvendar para descobrir a verdade por trás de sua dor.
Acompanhada por um diário, que se torna seu confidente, a protagonista gradualmente libera sua voz de um sussurro para um grito poderoso: “o estuprador é você!”.
Este livro se pode ler como uma novela, como uma denúncia, ou como memórias, porque é tudo isso. É a história de uma menina pequena, vítima de violência sexual por um vizinho, pai de família, homem trabalhador e de igreja.
Além disso, em primeira pessoa, a menina e depois a mulher, conta o que tantas a tantos sentem vergonha de falar, escreve pelas pessoas que não podem, e mostra o que muitos não querem ver.
Sua jornada emociona e aumenta a conscientização sobre a violência sexual infantil. Assim como, a invisibilidade da voz das crianças, a superação de traumas, e a grande importância da cura. O livro está disponível em pré-venda no site www.mondru.com/loja.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.