Volta às aulas é o momento de correr atrás de bons resultados | Boqnews
Foto: Pixabay volta às aulas

Educação

27 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Volta às aulas é o momento de correr atrás de bons resultados

Obter rendimento positivo na segunda metade do ano requer apoio e dedicação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O segundo semestre começou, e apesar de contar com apenas um longo feriado – em novembro –, o período letivo é menor.

Com isso, para muitos alunos é hora de correr atrás para finalizar o ano com méritos. Por tratar-se de um novo ciclo, este momento merece atenção especial dos pais e responsáveis.

O primeiro passo é levar a energia e alegria das férias para dentro da sala de aula. É o que explica a professora Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília.

“Pique total desde o 1º dia de aula, realizando tarefas, organizando trabalhos, participando das aulas com interesse e motivação”, destaca.

Para acostumar-se ao ritmo, a coordenadora explica que o ideal é reorganizar a rotina antes do fim das férias.

Isso deve ser feito arrumando os materiais e adequando horários de sono e refeições.

Para o estudante desenvolver e manter o hábito de reforçar os conteúdos, o ideal é que ele haja um ambiente propício para isso em casa.

No “cantinho do estudo”, é importante a presença de canetas coloridas e post-its (blocos adesivos de papel), além de outros materiais que ajudem em lembretes, resumos e destaques de pontos relevantes.

Esse ambiente deve ser planejado para oferecer o maior conforto e inspiração, com iluminação e espaço adequados.

Caso perceba-se que a criança ou adolescente está com pouca ou nenhuma motivação, é preciso valorizar os conhecimentos dela(e) como o ponto de partida para superar dificuldades.

Apoio

Dentro de casa, demonstrar interesse no que o(a) filho(a) está aprendendo e envolver-se no processo de aprendizagem é necessário para o progresso do estudante.

É na infância, quando os neurônios estão em maior desenvolvimento, que o potencial do cérebro pode ser melhor explorado. Principalmente com estímulos externos.

Realização de brincadeiras, histórias e inclusão de atividades estimulantes em situações cotidianas são algumas das dicas do professor de Matemática Daniel Ferretto para fomentar o aprendizado.

Ferretto tem um canal no YouTube. Ele apresenta variados conteúdos partindo da matemática básica, direcionados ao Ensino Médio, vestibulandos e ao Enem.

Além disso, o professor ressalta a importância do suporte ao estudante.

“Todos têm a capacidade de aprender e fazer escolhas, estímulos vindos daqueles que se admira e se têm como referência são o apoio necessário para dar confiança e determinação para seguir em frente e não desistir”, explica.

Adaptação

Caso o aluno inicie os estudos em um novo colégio no meio do ano, Denise salienta a importância de uma proximidade entre a família e a escola, a fim de acompanhar e relatar a adaptação do aluno ao grupo novo.

No processo de escolha da nova escola, é necessário comparar habilidades e competências trabalhadas entre as duas instituições. E, dessa forma, e minimizar diferenças quando for possível.

Caso não haja adaptação, o estudante pode ficar desmotivado. Nesse momento, é importante investir no reforço positivo e, novamente, no apoio.

Entretanto, quando o acompanhamento é feito, as tarefas são realizadas e, mesmo assim, o aluno não apresenta alguma forma de retorno positivo, a escola sinaliza para os responsáveis, que podem buscar ajuda em um psicólogo ou psicopedagogo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.