Walter Dias, 86 anos de vida e 69 de dedicação e paixão pelo rádio | Boqnews
Walter Dias, radialista esportivo. Foto: Felipy Brandão

100 anos de rádio no Brasil

06 DE SETEMBRO DE 2022

Walter Dias, 86 anos de vida e 69 de dedicação e paixão pelo rádio

Walter Dias atuou em diversas emissoras de rádio da Baixada Santista, ao longo dos 69 anos de atuação em rádio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Às vésperas do centenário comemorativo aos 100 anos do Rádio no Brasil, celebrado nesta quarta (7), o Jornal Enfoque – Manhã de Notícias prestou homenagem a Walter Dias.

Trata-se de um dos mais longevos profissionais do rádio do País em atividade e um dos pioneiros na Baixada Santista.

Dias, que completa 87 anos no próximo mês de outubro, relembrou feitos marcantes.

Além das dificuldades existentes para a realização de transmissões  ao longo de sua atividade profissional, especialmente as esportivas, a sua real praia.

“Tínhamos que pedir sinal da Embratel fora do estádio e esperávamos pela resposta. Uma vez, em um jogo entre Santos e Fluminense, eu só entrei no estádio para narrar o jogo no intervalo”, relembra.

Dias, radialista e jornalista esportivo, lançou dezenas de ‘craques’ no jornalismo esportivo.

Como narrador, trabalhou até os anos 80, tendo registrado feitos históricos, como o milésimo gol de Pelé, na vitória do Santos FC contra o Vasco.

Dessa forma, ele trabalhou em emissoras como Cacique e Atlântica, onde levou sua voz pelas ondas do rádio para a região e país.

O radialista e jornalista esportivo Walter Dias foi homenageado no Jornal Enfoque desta terça, às vésperas das comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil. Foto: Felipy Brandão

Milésimo gol

Aliás, ele foi o único locutor esportivo da Baixada Santista presente ao Maracanã (RJ) para acompanhar ‘in loco’ o feito histórico pela rádio Cacique.

“Eu e o Leonardo Augusto (repórter) fomos de fusquinha até o Maracanã. Transmitimos o jogo e votamos no bate e volta”, lembra.

Dessa forma, o feito só foi possível porque a emissora liberou dinheiro “para a gasolina e o lanche”, lembra.

Assim, ele recorda que muitas transmissões eram garantidas com apoio dos patrocinadores, parceiros das emissoras por onde passou.

“Eu era um bom vendedor de comerciais”, recorda.

Apesar do feito histórico, “Pelé não queria fazer o gol de bola parada”, relembra.

Walter Dias lembra que Carlos Alberto Torres mandou-lhe bater o pênalti “para acabar com isso”, brinca.

Apesar de ter narrado o gol histórico, foi em outra partida que Walter Dias guarda uma recordação especial.

Dessa forma, o clássico gol – que somente os presentes puderam assistir pessoalmente – na Rua Javari entre Santos e Juventus, da Capital, em 2 de agosto de 1959.

“Foi o gol mais bonito de Pelé”, lembra.

Na época, atuava como repórter de campo.

Assim, ao longo da sua trajetória, o profissional enfatizou passagens marcantes pelo rádio e sua importância como meio de comunicação, fatos destacados no programa.

“O rádio está no meu sangue”, disse durante o programa.

Casamento no clube

Afinal, como repórter, narrador e hoje comentarista esportivo há mais de 25 anos na equipe do ‘capitão’ Paulo Alberto na antiga Rádio Guarujá AM (agora Pérola FM), Walter Dias se considera um ‘santista bairrista’.

Assim, seu amor é pleno ao Santos, Jabaquara e Portuguesa Santista, time, aliás,  que nutre um carinho especial, onde é o locutor oficial do clube.

Não bastasse, foi lá que conheceu sua esposa – e local onde também casou.

Dessa forma, ele torce para um final feliz para as mudanças que serão implantadas na parceria do clube com o grupo Peralta.

Por sua vez, o grupo adquiriu área da União com quase 100 metros quadrados e pretende ocupar uma ampla área no entorno do clube para a construção de um shopping, residências e prédios comerciais.

Outras homenagens

Além disso, durante o programa, outros jornalistas esportivos e radialistas prestaram homenagem a Walter Dias, como Claudio Zaidan (Rádio Bandeirantes), Odinei Ribeiro (Sportv), Luciano Faccioli (TV Thati/Band) e Paulo Alberto (Radar Esportivo – Rádio Pérola FM – 104,9MHZ).

Dessa forma, o programa comemorativo ao centenário do Rádio no País contou também com a participação da professora universitária, jornalista e radialista, com passagens pela Rádio Eldorado, na Capital, Wanda Schumann

Confira o programa completo

 

Da Redação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.