Workshop de guitarra acontece nesta sexta (13) | Boqnews
Foto: Divulgação

Música

10 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Workshop de guitarra acontece nesta sexta (13)

Aula será ministrada por Bruno Mangueira (foto), que atua no cenário nacional e internacional da música

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

bruno mangueiraNa próxima sexta-feira (13), o Tarso Ramos Studio realiza o Workshop Guitarra e Improvisação na Música Brasileira. A aula será ministrada por Bruno Mangueira e ocorrerá a partir das 14 horas.

As inscrições custam R$20 e podem ser feitas no local (Rua Euclides da Cunha, 63, sala 4, Gonzaga) ou pelo telefone 99721-2211.

Ramos leciona música em escolas desde 2009. No estúdio, inaugurado no ano passado, o professor ensina não só crianças, mas também adultos que sonham em aprender a tocar um instrumento.

Na opinião do músico, além de levar cultura, a música contribui para a formação do indivíduo, ajuda as crianças a desenvolverem capacidade de concentração e memória e auxilia no desenvolvimento motor.

Sobre Bruno Mangueira
Mangueira atua no cenário nacional e internacional como guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Seu primeiro contato com o violão foi aos 4 anos de idade, através de seu pai. Aos 16, iniciou sua vida profissional como guitarrista da big band Orquestra Victoria, do maestro Célio Paula da Costa. Em 1998, mudou-se para Campinas, onde concluiu os cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Música pela Unicamp. Residiu também nas cidades de São Paulo, Nova Iorque e Cincinnati (EUA), onde desenvolveu parte de seu doutorado como pesquisador visitante na University of Cincinnati.

O músico participou de shows e gravações no Brasil, Estados Unidos e França, ao lado de artistas como Toninho Horta, Nelson Ayres, Gilson Peranzzetta, Paulo Jobim, Alaíde Costa, Jamelão, Filó Machado, Mauro Senise, Vinícius Dorin, Sizão Machado, Helio Alves, Phil DeGreg, Rick DellaRatta, Mandy Gaines, Kim Pensyl, Paul Keller, Leonardo Montana, Bruno Schorp e Fred Pasqua, dentre outros.

Apresentou-se como solista junto a orquestras sinfônicas e big bands brasileiras e norte-americanas. Realizou trabalhos de arranjo e direção musical para CDs, DVD e espetáculos, além de ter composições e arranjos executados por orquestras e big bands em diversas cidades brasileiras e norte-americanas.

Seu primeiro álbum autoral, Bruno Mangueira (2009), contou com participações de Toninho Horta, Robertinho Silva, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti e Léa Freire. O trabalho teve shows de lançamento em São Paulo (programa Instrumental SESC Brasil/SescTV) e Nova York, e foi pré-indicado ao Prêmio da Música Brasileira (antigo Tim/Sharp).

O segundo CD de Bruno, Camburi (2013), tem participações de Leila Pinheiro, Filó Machado, Beth Bruno e Gilson Peranzzetta, e foi apresentado em Brasília, São Paulo, Uberlândia e as cidades norte-americandas de Cincinnati e Louisville. Nessa última, Bruno se apresentou com a orquestra sinfônica e big band no UofL Jazz Fest 2014, evento que contou também com show do baixista Christian McBride.

Entre seus projetos atuais, estão a finalização de dois novos álbuns: um CD de violão solo e um disco em duo de violões com Marcus Teixeira. Bruno é responsável também pelos arranjos e direção musical do projeto Crooner, em parceria com o cantor Fabio Cadore e o engenheiro de áudio Adonias Jr.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.