Braga e Guimarães – Encantos da região norte de Portugal | Boqnews
9 de dezembro de 2017

Braga e Guimarães – Encantos da região norte de Portugal

Guimarães, situada a norte de Portugal, cerca de 360 km da capital Lisboa, é uma cidade histórica e charmosa repleta de cultura onde se reflete em inúmeros monumentos e edifícios icônicos espalhados por toda a cidade. No centro histórico, podemos observar edifícios e igrejas em estilo góticos, casas tradicionais, cafés aconchegantes e variados doces típicos da região como os famosos Jesuítas e Tortas de Guimarães.

Igreja Centro Histórico de Guimarães Foto: Rom Santa Rosa

 

Jesuítas e Tortas de Guimarães – Doces típicos Foto: Rom Santa Rosa

 

Monumento Épico

Mais ao centro no topo do Monte Largo, o imponente castelo, que defendeu a cidade aos ataques de Mouros e Normandos e onde foi travada a maior batalha ao redor do castelo apelidada de Batalha de São Mamede, em 1146. Após a vitória, Guimarães se tornou a capital temporária, mas após 20 anos a capital foi substituída por Coimbra, e atualmente por Lisboa.

Castelo de Guimarães Foto: Rom Santa Rosa

 

Guimarães foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001. Outro destaque vai para o Padrão do Salado (foto), situado na fregeusia de Oliveira do Castelo, erguido no século XIV por iniciativa de Afonso IV para comemorar a vitória na Batalha de Salado, datada em 1340.

Salado Memorial Século XIV 1340 Foto: Rom Santa Rosa

Braga – Cidade religiosa

Mais a norte, cerca de 25 km de Guimarães, encontra-se Braga conhecida como a cidade mais religiosa de Portugal com inúmeras igrejas. A principal visita é o santuário do Bom Jesus do Monte, localizada na freguesia de Tenões, ponto mais alto da cidade. A igreja do Bom Jesus, foi projetado pelo arquiteto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança. As suas obras iniciaram-se a 1 de junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811.

Igreja Bom Jesus de Braga Foto: Rom Santa Rosa

Monumento da escadaria do Bom Jesus de Braga Foto: Rom Santa Rosa

Quando ir?

Para quem não é muito adepto ao frio, a melhor época para visitar Portugal é entre os meses de julho a setembro (verão), considerada época alta. Nos restantes meses a procura é menor. Boa viagem!

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.