ETC
BoqPaladar

Confira como preparar um delicioso bacalhau com natas

Tradição portuguesa no melhor estilo e sabor

06 de junho de 2021 - 12:00

Da Redação

Compartilhe

Nada melhor do quem bom bacalhau com natas para um almoço em família.

Confira como fazer essa receita

Ingredientes

400g de bacalhau;
500g batata;
125 ml de azeite de oliva;
40g manteiga;
40g farinha de trigo;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de sopa de noz-moscada;
250ml de leite semidesnatado;
250ml de creme de leite fresco;
3 dentes de alho picados;
2 cebolas;
100g de queijo mussarela ralado;
Pimenta do reino e gotas de suco de limão a gosto.

Modo de Preparo

Comece o preparo da receita pré-aquecendo o forno em temperatura de 220°C. Enquanto isso pegue as batatas, higienize bem, mantenha a casca e fatie tudo em rodelas. Leve-as para fritar no azeite e reserve.

Coloque o bacalhau em uma panela e cubra com água até a peça ficar toda submersa. Leve para cozinhar em fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Retire o bacalhau da água e reserve cerca de 200ml do conteúdo usado para cozinhar.

Deixe o peixe esfriar e, em seguida, tire as espinhas, pele e desfie tudo em lascas. Em uma outra panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Ainda no fogo, adicione a farinha e mexa bem, de maneira contínua. Vá adicionando aos poucos os 200 ml de água que você reservou, o leite e o creme de leite, mexendo sempre. Quando o conteúdo começar a ferver, adicione sal, pimenta, noz moscada e o suco de limão.

Deixe cozinhar mais um pouco e reserve. Separe outra panela e coloque 100ml de azeite, leve as cebolas, alho e o louro para refogar.

Adicione o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Adicione em seguida as batatas e misture bem. Coloque 2/3 do molho de creme que você preparou e misture. Reserve. Pegue um refratário ou tabuleiro que possa ir ao forno, unte com azeite e espalhe bem o conteúdo que você preparou com o bacalhau. Cubra com o resto do molho de creme e finalize com queijo ralado por cima. Gratine no forno entre 15 e 20 minutos.

LEIA TAMBÉM: